domingo, 21 de setembro de 2008

A NOVA ESCOLA A 1º SEMANA












Olá amigos,

Como prometi aqui estou, para contar as novidades da primeira semana, na nova escola do Nuno.

Na segunda feira, a primeira aula foi de Inglês, (ele adora Inglês) ficaram todos admirados com o Nuno, muito participativo a prof.Isa ficou encantada com a participação dele.

Na aula de Francês, como a turma se divide, alguns têm Francês outros têm Espanhol, estiveram na sala outros meninos que ainda não conhecia, então a prof. de Francês pediu para se apresentarem, um menino chamado Hugo apresentou-se, e o Nuno sem pensar virou-se para o menino e disse, "olá Huguinho então meu" quando se apercebeu que tinha feito asneira, que já tinha falado demais, ( não houve comentários nem da parte dos alunos nem da prof.), mas o Nuno estava tão aflito que pediu á prof. Isa se podia ir lá fora um bocadinho, então foi retirado da sala, esteve cá fora a falar com a prof. Isa, quando voltou já estava mais calmo, faz de conta que nada se tinha passado.

O resto do dia correu normalmente, sem mais nenhum percalço.

Na terça feira, estava tudo a correr normalmente, mas no intervalo o Nuno passou por uma menina, e pediu á prof. Isa se ela lhe apresentava a menina, ela disse que sim, a menina estava muito envergonhada, disse que já o tinha visto a andar por ali, e vai daí o Nuno apaixonou-se pela menina, (para eles a amizade é o amor).Então veio para casa muito feliz, muito bem disposto, e foi fazer-lhe um desenho para lhe dar na quarta feira, estava calmo como eu gosto.

Na quarta feira, lá vai ele todo feliz.

Ele á quarta só tem aulas de manhã, então de tarde iríamos á psicóloga.

No tal dito intervalo, ele foi procurar a Nanci (é o nome da menina)ia feliz para lhe entregar o desenho, mas a Nanci assim que o viu fugiu-lhe, o Nuno ficou muito triste, a manhã já não correu tão bem, estava revoltado não percebia porque é que ela lhe tinha fugido, e dizia que não se podia confiar em ninguém, nem nos amigos, a prof.Isa tentou explicar-lhe, como ela não o conhecia se calhar teve medo, e que no outro dia ela ia falar com a Nanci, para ela ser amiga dele.

Quando chegou a casa, vinha muito nervoso, não nos cumprimentou e entrou aos berros, como não sabíamos o que se estava a passar, cheguei-me ao pé dele e tentei que ele fala-se, mas só piorou, chorou, barafustou e dava murros nas portas, dei-lhe um berro e disse-lhe que íamos á Joana (psicóloga)de tarde, depois ele que fala-se com ela já que não queria falar comigo, e virei-lhe as costas.

De tarde lá fomos á pediatria, já ia bem disposto, quando lá chegou não ia para contar nada, porque já sabia que a Joana não lhe dava razão, quando eu comecei a contar aquilo que ele tinha feito, voltou a ficar nervoso aonde me virou a mão, eu já não ia bem por tudo o que se tinha passado, e agora ali, as lágrimas corriam-me pela cara abaixo, ao tempo que não me sentia tão triste, por ele estar a reagir assim comigo, a Joana fez-lhe ver que não é assim que se trata a mãe, ele ficou preocupado por me ver assim, mas tive que reagir e dei-lhe um castigo.No fim da consulta que é de quinze em quinze dias, vamos sempre dar uma volta, mas como ele se portou mal castiguei-o e fui para casa, ele pelo caminho pedia-me desculpa para ver se eu cedia, mas tive que ser forte e fui direita a casa.Já em casa nunca lhe dei confiança, e ele até ir para a cama andou sempre de volta de mim, a pedir beijinhos e desculpas.

Na quinta feira, levou o computador para começar a fazer os deveres, nas aulas correu tudo muito bem.Quando chegou a casa, só estava o pai Jorge eu ainda não tinha chegado, quando cheguei estava tudo muito sossegado, até pensei que ele não estivesse em casa, perguntei ao pai se ele tinha vindo bem disposto, o pai disse que sim, vinha de óculos escuros e muito feliz.Fui ter com ele, e perguntei-lhe como correu o dia, disse que sim que tinha corrido bem, perguntei-lhe se tinha falado com a Nanci, disse que não, que não a tinha visto.Até ir para a cama sempre muito bem disposto.

Na sexta feira, correu outra vez tudo bem, sem precalsos. Quando chegou a casa, vinha bem disposto, e eu perguntei-lhe se tinha falado com a Nanci, e ele respondeu-me se ela não queria ser amiga dele tudo bem, que tinha que ser era amigo dos meninos da turma dele e fazer amigos.

E assim passou a primeira semana, peço a DEUS e a NOSSA SENHORA que venham outras semanas iguais.

Vou passando e escrevendo.

Beijinhos do tamanho do Mundo.

31 comentários:

Anónimo disse...

As coisas parecem encaminhar-se. Tenho novidades sobre as férias dos autistas que estão em idade escolar -no aromas.

bjs

To e Li disse...

Bom dia Paula!!!

Ai o que faz o Amor!!!
Sabes que para ele é muito difícil a rejeição( até para nós), é normal algumas crianças se afastarem um pouco antes de o conhecerem melhor, mas com o tempo mudam, gostei quando ele diz que se ela não quer ser amiga tudo bem, tem de ser ele a fazer amigos, sinal de adaptação muito bom.
Espero que o Nuno seja muito feliz nessa escola

Beijinhos
Jokitas para o Nuno
Linda

Lisa disse...

Paula,

Ainda bem que o Nuno se está a adaptar bem, à nova escola.

A Nanci, ainda não conhece o teu nino, não sabe o que está a perder!!

Tudo de bom para o Nuno e para toda a familia.

Beijinhos

Lisa

sofia disse...

Olá Paula

Espero que se encontrem bem aí por casa,não sabia como era o comportamento do Nuno,o menino que conheci autista não falava só fazia sons.
Imagino deve de ter momentos complicados como todos nós mas manter a calma deve de ser o segredo do sucesso.
Em relação á menina que despertou a atenção do Nuno,julgo que o melhor é não "alimentar" a relação ou lembrá-lo que ela existe,as relações devem de ser naturais.
Eu em relação á minha filha que é ainda pequenina e gordinha estou sempre a dizer-lhe que é bom ter muitos amigos,namorados têm tempo,não gostaria que ela sofresse desilusão de amores e ouvir vai-te embora oh gorda!!
Não sei se me fiz perceber?!!
Bem fico por aqui,muitos beijinhos e uma boa semana.
Sofia.
Fiquem bem

Mrs_Noris disse...

Eu também sou assim, desculpo-o de cara feia e não cedo aos pedidos. Desejo ao Nuno um excelente ano lectivo na nova escola.
Bj.

Graça Lopes disse...

Paula, tem que lembrar ao Nuno que, mesmo nos filmes e novelas os pares amorosos começam sempre mal! "Quem desdenha quer comprar" já dizia a minha avó. Há que ter calma e saber esperar.Isto também é para a Paula!
Gostei de saber que o ano começou bem e, se Deus quiser, vai correr tudo bem e novos "amores" surgirão.
Beijos para si e para o Nuno.

Mina disse...

Olá Paula
Espero que o novo ano lectivo decorra com tranquilidade, ao que parece está numa fase de transição o que costuma dificultar.E como eu sempre digo o mais importante é a escola adaptar-se a ele, porque normalmente eles acabam por se integrar. Quanto ás "paixonetas" tbm é normal, o problema é que eles tem maiores dificuldades em gerir os sentimentos...Desejo-lhe toda a sorte nesta caminhada.

Como possivelmente já terá tido oportunidade de ver faço uma parceria no blog furtadas...
bjocas

Unknown disse...

Isso percalços com as crianças é muito normal. Já se sabe que nem todas reagem da mesma forma a situações novas. Parece-me que a primeira semana ultrapassou todas as expectativas e isso é o que interessa.

Beijinho grande e um óptima semana

Teresa disse...

Olá, tia Paula!

Para uma semaninha de aulas em que tudo é novo, o relato parece-me bastante positivo! Contabilizei e os momentos positivos foram em maior número do que os menos bons.
estes momentos menos bons foram causados por algum sentimento de rejeição que o Nuno sentiu. O que é natural. Todos nós lidamos mal com a rejeição. Quanto mais um adolescente. Com toda a certeza, a escola, pela mão da Drª Isabel irá cuidar da sensibilização por parte dos outros alunos em relação ao Nuno e às suas especificidades e com o decorrer dos tempos, será um dos favoritos. Sei do que falo.
A sua atitude após a consulta foi correctíssima. Teve uma atitude de verdadeira mãe e educadora e o Nuno, como bom filho que é, sentiu que não esteve bem perante a mãe. Educar com segurança e carinho pelo bem dos filhos é o primordial papel de uma boa mãe.

fico muito feliz por saber aqui novidades do Nuno e por a saber tão forte. As lágrimas caem, minha querida? Pois que caiam. A sua força é superior a elas.
Beijos enormes e desejo para aí uma semana simpática, cheia do Outuno que se começa a sentir já!

:)

Xi-coração!

lucinda maria disse...

Quem bom. Estou muito contente pelo Nuno. Parece que tudo está bem encaminhado.
Com o tempo ele vai superar esses pequenos impulsos.
Uma boa semana e um beijo grande e muita paz.

Branca disse...

Olá Paula,

fico contente que a escola esteja a correr bem.
Quase tudo já foi dito e se as especialistas Graça e Ovinho acharam a semana positiva, pouco tenho a acrescentar.
Parece que o Nuno já ultrapassou o episódio da menina e que com a segurança que a prof. Isabel lhe transmite ele vai perceber bem tudo o que se lhe apresentar de novo e diferente e vai adapatar-se bem aos novos professores e colegas.
Muita força e confiança para ti e para o Jorge.
Beijinhos.
Branca

Mrs. Sea disse...

Sinto que aos poucos ele vai aperceber-se como funcionam as coisas! Tem calam que aos bocadinhos o Nuno vai percebendo como lidar com as pessoas... E estás no teu direito de ser mázinha com ele quando ele tem atitudes menos boas, para que ele veja como se deve comportar! Mas... com tempo, vais ver, ele vai fazer montes de amigos e a Nanci vai também ser amiga dele! O meu irmão tem um anjo da guarda no hospital: a Nancy! :) Se formos a avaliar pelo nome, ela também é boazinha! :)

Bjins para todos...

Unknown disse...

Olá bom dia Paula
Fico contente que o Nuno esteja a adaptar-se bem à nova escola.
Gostaria de realçar o "pequeno" pormenor da professora Isa que dando a atençâo necessaria ao Nuno fez a diferença em relaçâo ao que acontecia na escola anterior.
Uma boa semana para todos
jorge henriques

Carecaloira disse...

Amiga,

para mim nada disto é novidade, sempre te disse que este ano lectivo seria bem diferente e como vês começou com o pé direito.

Acreditemos que para a frente será sempre a melhorar.
A Nanci, essa, irá perceber que "puto" maravilhoso é o Nuno, com um coração que quase lhe sai pela boca.
Temos que dar tempo ao tempo...

Boa semana
Uma beijoca para todos
Marina

O Profeta disse...

Passei para te deixar um terno beijo...

Lena A. disse...

Olá Paula

Fico muito feliz que esta primeira semana do Nuno tenha corrido bem.
Se DEUS quiser vai haver mais semanas iguais a esta.
também é de louvar a prof.Isa

Jinhos
Lena a.

Anónimo disse...

ola tia fico muito feliz por ele estear a gostar e finalmente ser compreendido bjs para todos estas de folga na quinta feira

LuisaB disse...

Olá Paula...
Bom balanço no final de contas não é?
Ele foi com muito entusiasmo falando com o tal Hugo depois com a Nancy...aos poucos vai compreender como lhe devem ter dito já a Sra. Prof. Isa talvez, que ele se deve “enturmar” com a classe dele e depois então expandir os conhecimentos. Sendo ou não asperger tendo ou não mais ou menos diferenças, esses comportamentos são normais entre colegas, as meninas podem um da ser amigas de outra e no dia seguinte fazem birra e zangam-se para depois estarem de novo aos beijinhos e abraços...c'est la vie! Há que encarar isso desta forma sem stress. Agora o que há a manter sempre firme como a Paula o fez e muito bem...é mostrar que se porta mal se não dá não recebe também e não há beijinhos que façam voltar atrás :-) Muito bem! Dou os parabéns à Paula ao Filhote apaixonado :-) ao Pai Jorge e à Por Isa. Boa continuação para todos e um excelente ano lectivo cheiinho de carinho e amizade a espalhar pelos corações carentes de apoio e compreensão.
Linda amiga que a Paula é, muito simples e sensível!

CA disse...

Olá Paula,
Fico muito feliz pelo Nuno! Uma semana francamente positiva!
Mais uma vez, dou-lhe os meus parabéns pela mãe que é! Não há manual de instruções; não há forma correcta ou incorrecta de o ser; faz-se, a cada momento, dependendo da dificuldade existente, com o coração! Com a cabeça? Sim, também... muitas vezes. Mas é nitido o tamanho do coração de MÃE da Paula! E é dele que sai toda essa força, todo esse amor que a faz seguir sempre da forma mais correcta!
É uma honra, para mim, "conhecê-la"!
Um beijinho, do tamanho do mundo
Um beijinho ao Nuno
CA

Mrs. Sea disse...

Tens um desafiozito no meu sitio! :)

Bjins para todos!

Anónimo disse...

Paula querida!
Como te prometi, estou dando uma passadinha no seu blog. Li com atenção o seu relato e senti as alegrias e as tristezas. Pelo que vejo, o ano letivo começou bem...e será ainda melhor, se Deus quiser! Meu filho também teve a mesma reação com algumas meninas e até fez poemas e também teve rejeição, coisa natural em adolescentes, afinal. Mas é uma dor imensa para quem é sensível demais. Senti a sua dor na consulta, pela reação agressiva dele - eu tenho recebido essa reação do meu filho com palavras ásperas e gestos. Para mim é estranho, não era assim antes - esse comportamento apareceu este ano; como você sabe, questiono o diagnóstico da médica mas vejo muitas semelhanças na vida de nossos filhos e penso que entendo um pouco do que você vive - e o tamanho do seu amor, incondicional, imenso, absoluto. Estou com você, amiga, tenha forças e a conquista virá para nós todos! Estou particularmente triste hoje, mas acompanhar seu relato me trouxe mais certeza de que é preciso ir em frente. Um grande beijo de sua amiga brasileira. Mária

Elvira Carvalho disse...

Fico contente que esteja a correr bem a adaptação do Nuno à nova escola. Um ou outro precalço sempre vai acontecer. Como com qualquer outra criança. Um dia, o Nuno vai conseguir controlar melhor as suas desilusões.
Um abraço

Isabel Santos disse...

Boa noite Paula
Obrigada pelo comentário de fé e coragem que deixou no João.
Retribuo de igual modo,embora a Paula já seja uma veterana nestas lides.
Ainda bem que o Nuno se está a adaptar bem e um pouco de mau feitio tb faz falta...mas claro que não podemos deixar transpor as barreiras da boa educação.
Deixo-lhe uma oração que gostei muito.
Beijinhos
Uma boa semana
Isabel

Que Deus te cuide
Desconheço o autor, mas é lindo demais pra guarda só pra mim!

Que Deus te cuide com carinho,
que te indique o melhor caminho,
que te ensine sobre o verdadeiro amor,
que te perdoe quando preciso for.
Que Deus te dê asas para voar,
nos sonhos te ajude a pousar
mas, também, te mostre a realidade
que terás que enfrentar
sem nunca, por nada, recuar.
Que Deus te dê forças para encarar
tudo aquilo que não tens como mudar
ou sequer adulterar.
Que Deus te dê saúde,
que teu corpo, por dentro, nunca mude
e que ao envelhecer tu possas dizer
que tua maior felicidade foi viver.
Que Deus te mostre com clareza
a grande e real beleza
de um jardim florido,
de um bom livro,
de uma poesia que fale de saudade,
de uma calma paisagem.
Que Deus te faça compreender
porque amanhece antes de anoitecer,
porque o sol se esconde quando a lua quer brilhar
e porque o sol brilha quando ela vai descansar.
Que Deus te faça ver
que no sorriso de uma criança
mora toda a esperança
que tanto precisas pra viver.
Que Deus faça de ti um ser sensível,
que seja capaz de chorar
sem jamais se envergonhar.
Que Deus possa te mostrar
que cada onda do mar
devolve tudo que ousa levar,
afinal não tem intenção de roubar
o que em terra deve ficar.
Que Deus te ensine sobre a dignidade,
sobre a força e a fragilidade,
sobre a coragem e a honestidade.
Que Deus te ofereça amigos verdadeiros
e que tu saibas cultivar
cada amizade que em tua vida Ele plantar.
Que Deus te ensine a fé,
que te faça crer em Jesus,
e que te permita aceitar
que por pior que seja a cruz
que tenhas que carregar
com o peso que teve a Dele nunca será.

O Profeta disse...

VAi correr bem...vais ver...


Doce beijo

Deusa Odoyá disse...

Olá minha estimada amiga.
passei para lhe dar um oi, repleto de carinho e muita luz.
Recheado de muita fé e forte como a energia.
embrulhado de esperanças e cheio de alegrias.
bom final de semana para tí.
beijos amiga.

Regina Coeli.

Albertina disse...

Paulinha

Vou lendo embora não tenha tido muito tempo para comentar...
Estou feliz por ti e pelo Nuno.

Beijos e bom fim de semana

To e Li disse...

Olá Paula!!!

Devo-te uma visita, ando sempre a correr, sem tempo para nada .
Venho cá todos os dias e reparei que tens um titulo novo... e o post? Fugiu?
Beijinhos e bom fim d semana

Linda

CA disse...

Olá Paula,
Venho deixar um beijo cheio de carinho a esta Familia de Vencedores.
Beijinho
CA

SQMA disse...

Olá Paula,
Deixei-te um comentário a semana passada mas não sei por que razão não ficou visivel, coisas da net.

Fico muito feliz por saber que tudo está a correr bem nesta nova escola, afinal quando os nossos filhos estão bem nós também estamos.

Um grande beijinho para o gatinho do Nuno e um super beijinho para ti e para o pai, que estão de parabéns por lutar pelo vosso bem estar.

Dani

Lisa disse...

Passo para deixar um beijinho em ti e no teu filhote.

Que o ano escolar esteja a desenrolar-se como o pretendido.
Que o Nuno seja feliz (afinal pedimos tão pouco!).

Beijinhos

Lisa

To e Li disse...

Olá Paula!!!
Beijinhossssssssssss

Linda