terça-feira, 12 de agosto de 2008

ESTE É QUE É O RAPAZ QUE TANTO SE FALA O NUNO



Olá amigos:


Este é que é o tal rapazinho de 14 anos, que muitos de vós só o conheciam de nome, aqui fica uma fotografia para o conhecerem melhor.


Como vêem, olhando para ele nada parece ter.

Pois é, por isso mesmo que nas escola não o têm entendido.

Mas como diz a Isamonte, há sempre uma lusinha ao fundo do túnel.


Sabem quem é a Isamonte?
Fica o suspense até ao 5º ano.


Hoje foi assim mais soft, ( para não ser só desgraças).


Vou passando e escrevendo


Beijinhos do tamanho do Mundo

21 comentários:

To e Li disse...

Olá Paula!!!
"Como vêem, olhando para ele nada parece ter."
Tem e tem muito, tem uns pais que o adoram e o entendem, acredito que também muitos o vão entender, não percas a esperança amiga(já te trato por tu) tudo se vai resolver...
O Nuno é lindoooooo
Parabéns Pais do Nuno pois Deus escolheu bem quem o gerou...
Parabéns Paula pois fizeste com que a Isabel(Casa da Venãncia) saísse um pouco do seu cantinho só lhe faz bem
Beijinhos
Linda

Albertina disse...

Paula

O Nuno é lindo, tem o mundo dele e, certamente, acha estranho que os outros não o consigam perceber...

Felizmente a mãe percebe-o e Ama-o. Isso é que conta!

E o futuro não nos pertence... Quem sabe se um dia ele não sai do seu casulo e voa livre como uma borboleta multicolor?

Tenhamos esperança e muita FÉ!

Beijos e até domingo

Albertina

Branca disse...

Olá Nuno,

Já te conhecia, mas continuas lindo. Tenho esta fotografia guardada na minha pastinha de amigos e respectiva família, de vez em quando vou visitar-te, gostei de te ver por aqui, que colorido e alegre fica o blog da mãe Paula.
Beijinhos para os dois.
Branca

Graça Lopes disse...

O Nuno é um "borracho" como se dizia no meu tempo!
Paula, estou a ver que vai passar a ter problemas de outra ordem, filas de meninas candidatas a noras!
Felicidades para o Nuno no novo ano que se aproxima.
Beijos

Elisabete disse...

Bom dia Paula!

Digam lá se ele não é um "gato"?

Sabes Paula, a minha Raquel, tem exactamente a mesma idade do teu Nuno. Nasceu a 12.04.94... que giro!!!

Eu sei quem é a pessoa que falas no teu Post... eu sou uma pessoa muito atenta (sorriso).

Com esta onda positiva, não tenho dúvidas que o novo ano escolar, vai começar em beleza.

Beijinhos

Elisabete

paula machado disse...

olá amigos

hoje foi um dia marcante
conheci pessoalmente a Linda
ela é mesmo linda
é muito engraçado conhecer-mos uma pessoa que nos escreve práticamente todos os dias
só foi pena ela ter ido ter comigo ao local de trabalho e eu não pude lhe dar a atenção devida e merecida
mas já combinámos para Setembro um almoço

beijinho para todos do tamanho do Mundo

Anónimo disse...

Olá, Paula

O Nuno parece, de facto, ter um aspecto perfeitamente normal. E está de óculos; o que não permite ver-lhe os olhos.
Os olhos dizem muita coisa.
Isto é só um palpite de professora, apenas de Português, leiga na matéria de Síndrome de Asperger - já lhe sugeriu que escrevesse também no blog? No seu ou num dele próprio?
Pode escrever coisas dele, poemas de que goste, colar imagens e comentar...
Não sei o que é que ele saber fazer, em termos de expressão escrita. Mas posso ajudar e até responder-lhe a ele, como se fosse uma amiga invisível.
Às vezes, basta começar e os "miúdos" gostam da net.
Fico à espera.
Um abraço
Isabel venãncio

Anónimo disse...

Paulita o teu filho está espetacular, Deus te dê força para enfrentar todas as dificuldades que te possam surgir.
sabes que podes contar sempre comigo. Muitos beijinhos, um em especial para o Nunito.
Felicidades!

To e Li disse...

Olá Paula!
Agora parece diferente, estou a falar com alguém que já conheci pessoalmente.
Espero mesmo esse almoço em Setembro para podermos conversar um pouco mais á vontade, hoje foi a correr,tanto uma como a outra a trabalhar,mas foi bom
Olha amiga li o que a Isabel escreveu e se for o caso incentiva o teu filho...
Bjs
Linda
Jokita para o Nuno

Carecaloira disse...

D. Paula,

isto de escrever e não me dizer nada acaba triste!!!

O Nuno está cada vez mais homem e mais giro! Não sei a quem é que ele sai, deve ser ao padeiro!!

Boa amiga, conseguiste tirar a Isabel Venâncio do casulo, isso também é uma vitória.

Beijocas para todos
Marina

Anónimo disse...

Paula que nunca faltem as forças para enfrentar os desafios do dia a dia.
A vida é uma prova dura, e todos nós por esta ou aquela razão somos pstos à prova!
Temos felizmente a capacidade de ser capazes de dar a volta aos problemas!
O Nuno vai com certreza vencer essas batalhas em conjunto com os pais que lhe dão muitas provas de amor!
Tudo de bom

Anónimo disse...

Olá, sou professora do 2º ciclo e tia de um menino aspi.

Compreendo todo o seu sofrimento e a sua revolta. Embora eu seja tia e não mãe adoro o meu sobrinho acima de todas as coisas.

Compreendo a sua revolta. Não posso "apoiar" uma colega que faz acusações gratuitas.

Este ano, assistiu a 2 ou 3 aulas minhas um menino autista. Este menino veio a pedido da professora de apoio para se ir adaptando à nova escola. Durante todo o tempo ele esteve acompanhado pela colega do Ensino Especial. Apresentei-o à turma, ele foi lindamente recibido. Ao longo da aula teve atenção da turma e foi-lhe dada oportunidade para participar. Acho que ele tamém gostou do grupo turma.

Devo dizer-lhe que se aquele menino for colocado numa turma minha no próximo ano lectivo ( e apesar da turma ser reduzida) eu terei enormes dificuldades em gerir a aula. O menino está continuamente agitado, participa deorganizadamente, tenta sair do lugar, não copia do quadro tudo e ao ritmo dos outros, tem um discurso desconexo... em nenhum momento foi violento. Este menino, embora com Adaptações Curriculares e Condições Especiais de Avaliação, vai ter de realizar a disciplina de Inglês. O aluno mal exprime-se em português mas a ministra acha que tem de aprender Inglês. O aluno não repetia o que eu dizia. Dizia o que queria.

Eu sei que este menino não é mal criado. Eu sei que tem uns pais hiper-responsáveis e dedicados.

Sei que são crianças para quem o ruído é fortemente perturbador. Sei que podem ser violentos e que somos nós professores que temos de os segurar. Imagine uma cena destas dentro de uma sala de aula com mais 19 a assitir. Juro que não me imagino numa situação de contacto físico com um aluno.

As turmas são compostas por crianças que nem sempre têm a capacidade/conhecimento/ maturidade para terem as atitudes mais positivas.

Eu tenho de cumprir um programa, não posso penalizar a maioria dos alunos e nem vou aceitar ser penalizada na minha avaliação de desempenho. Não estou para ter problemas profissionais. Eu se tiver problemas profissionais nenhum Encarregado de Educação vem em minha defesa.

Dito isto, provavelmente pensa que fui insensível e cruel. Digo-lhe que não fui. Momentos houve em que tive vontade de chorar, só de pensar no sofrimento daqueles pais. Que tipo de vida terá aquele futuro adulto?! Que escola é esta?!etc.

Os governantes legislam de forma economicista, logo desumana. As escolas não têm espaços suficientes para os alunos e muito menos para alunos com Necessidades Especiais.

Se a maioria dos pais visitassem os espaços onde os colegas do Ensino Especial trabalham, perceberiam exactamente o que é possível fazer com estas crianças.

Este país é uma farsa. As coisas não são feitas para serem, mas sim para parecerem.

Estes meninos precisam de salas equipadas com materiais específicos, grupos de trabalho multidisciplinares e grupos de alunos muito reduzidos.

Não imagina o que é ter de trabalhar com turmas de 25 alunos, cada um com as suas características e problemas. Os professores que trabalham têm uma vida hiper-desgastante.

Emocionalmente as coisa não andam bem para a maioria. Estamos cheios de reuniões, aulas de apoio, papeis aos montes. Reuniões à noite, má criação de alguns alunos e respectivos Encarregados de Educação. São 22 aulas mais 4 de apoios mais reuniões por semana. Depois temos o trabalho de casa.

Um Abraço e que Deus a ajude.
Neste país, mais do que nos países civilizados temos de ser criaturas de fé.

A Escola está transformada num lugar de confusão para todos, alunos inclusive.

Branca disse...

Hoje venho só trazer um beijinho pra o Nuno e outro para ti.
Meu Deus ando há uma hora para me deitar e a cair, mas tu mereces o meu último beijinho da noite,eheheh!
Branca

Anónimo disse...

Olá Paula.
Um grande abraço para o Nuno, e outro para o Jorge e um beijinho para ti.
que tu tenhas sempre aquilo que tu me dizes para eu ter, porque eu já
não sei se vou conseguir aguentar.
O vosso amigo
Pedro

Carecaloira disse...

Amiga,

amanhã cá te espero.

Beijinhos e boa noite

To e Li disse...

Olá Paula!!!
Estou a ficar mestre eheheheheh
Nem imaginas o que custa...
Coloca,apaga,coloca,apaga eheheheheh
Mas com paciência eu chego lá
Se quiseres aulas particulares eu cá estou...(tadita de mim)
Beijinhos
Jokita para o Nuno

Teresa disse...

Bom dia alegria!! :)

O Nuno é um rapazolas! Um rapaz bonito!

Paula, Jorge e Nuno, desejo-lhes um Feriado e um fim-de-semana simpáticos!
Dias felizes, tranquilos e cheios de força!

Abracinho apertado! :)

..........................

Pedro: mas que falta de força é essa? O que se passa? Pedro, pode perder a força. Tem direito a isso. Perder vontade de lutar não é acto de fraqueza. Desistir nem sempre é atitude dos fracos! Digo que há desistências e quedas na vida que implicam que sejamos as pessoas mais fortes do mundo para as fazer! Não tem mais forças... Mas nós podemos comprometee-nos a tê-las por si alguns minutinhos. Só para o Pedro reanimar!

Abraço enorme, Pedro!

(Paula, desculpe usar o seu espaço, mas como o Pedro não tem blog...)

Anónimo disse...

ola tia ja vim ver mas ainda nao li depois falamos ok beijocas da sonia

paula disse...

o nuno é um giraço, cheio de luz...
Parabéns por ser a mãe que é...
beijinhos de luz

Anónimo disse...

AMIGA:
DESEJO TUDO DE BOM PARA OS TRÊS E É CLARO QUE ESSE BORRACHO VAI ENCONTRAR 1 PROF.FIXE, NÃO DEIXES DE ACREDITAR NESSA LUZINHA E SE PRECISSARES DE ALGO JÁ SABES !!! TO AQUI E NÃO DEIXES DE LUTAR POR ESSE QUERIDO FILHO!!!!
TAMBEM TENHO 1 NUNO COMO TU SABES E NO ANO PASSADO SÓ POR PEDIR 1 EXPLICAÇÃO Á STORA LEVOU 1 RODA DE DEFICIENTE MENTAL IMAGINA COMO FICAMOS!!!!

AGORA PERGUNTO EU, E DIZEM AS D.T. NO INICIO DO ANO LECTIVO QUE A ESCOLA É A SEGUNDA CASA DOS MENINOS, ONDE TÁ A SENSIBILIDADE DOS PROF. O CARINHO, O AMOR ESTE ANO QUE PASSOU TAMBEM TIVE MTOS PROBLEMAS ERA 1 TURMA MTO COMPLICADA E A D.T. DIZIA-ME PARA TER CALMA E QUE POR VEZES PAGAVA O JUSTO PELO PECADOR, ANDAMOS TODO O ANO MTO AFLITOS O NUNO BAIXOU AS NOTAS MAS COM A GRAÇA DE DEUS CONSEGIU PASSAR SEM NEGATIVAS E VAI PARA O 11ANO,PEDI PARA MUDAR DE TURMA E CONSEGUI.

SEI QUE ÉS 1 MULHER DE FÉ E POR ISSO NÃO DEIXES DE A TER, VOU INCLUIR O TEU NUNO NAS MINHAS ORAÇÕES , AGORA TENHO 2 NUNOS SÃO MENINOS MTO TERNURENTOS QUE PRECISSÃO DE TODO O NOSSO CARINHO E AMOR E EU SEI QUE ELES TEM TUDO DE NÓS.

P.S. GOSTAVA QUE OS NOSSOS NUNOS TIVESSEM 2 PROF. ASSIM.


BEIJOS E MTA FORÇA BOA NOITE

Anónimo disse...

Cara Paula!
Gostei muito de conhecer o blog e o herói do mesmo. O autismo existe. É uma diferença que sente quem lida com eles.
Parabéns e continue. Tem o meu mail à disposição no meu perfil, caso me queira contactar.

abraço amigo