sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O SEXTO E O SÉTIMO ANO NA INÊS DE CASTRO

Olá amigos:

Acabei, com um final de ano espectacular aonde tudo correu muito mas muito bem.

Agora, entro no sexto ano sem a professora Isabel, mas os professores e a turma são os mesmos.
Quem ficou no lugar da Dra. Isabel "entre pais e escola" foi o D.T. como o Nuno tinha uma boa relação com ele ( prof.educ.fisica) as coisas corriam bem.

Nos finais de Abril a direcção da escola começa a ter problemas, e o director Dr. Braga Maia demite-se, então cai de pára quedas um tipo qualquer que nem é prof. lá da escola.

Os problemas começam....

O Jorge em Maio é internado para ser operado, estão a ver o Nuno nunca se tinha afastado do pai e também não podíamos esconder o que o pai ia fazer, então a partir daí ele fica numa grande ansiedade.
Eu expliquei na escola o que se estava a passar com o pai, e que era normal o Nuno ficar mais nervoso e agitado derivado á ansiedade.
Disseram-me que sim senhora, que iam tomar atenção, mas quê.....as queixas começaram.

Imaginem-me sozinha, o marido hospitalizado com uma cirurgia delicada, a trabalhar e no final do dia quando ia buscar o Nuno só queixas e mais queixas.

Entretanto chega o final do ano lectivo, tudo na mesma ou pior.



Então chega o sétimo ano, parece haver muita boa vontade, mas a boa vontade não é tudo á que trabalhar.

Os professores são todos novos, alguns já conheciam o Nuno do recinto da escola, todos com muito medo, porque o tamanho dele engana.
O Nuno, quando pressente que têm medo dele é aí que ele ataca verbalmente, e então ele diz que mata e que esfola mas no fundo ele não faz nada.

A D.T. é prof. de Português, coitada da senhora toda ela tremia eu expliquei-lhe que não se podia mostrar medo, e ele tinha que compreender que quem mandava na sala eram os prof., e que eles tinham que cativar o Nuno para haver confiança de ambas as partes.
Mas foi em vão as minhas palavras.

Por sua vez a pediatria entra em acção, faz reuniões com os prof. para explicarem como haviam de interagir com o Nuno, dão um regulamento com as medidas a serem tomadas.
Mas tudo isto também foi em vão.

A médica do Nuno quando soube da nossa historia, pediu na escola para nos deixarem em paz, não haver mais queixinhas e quando houvesse algum problema para comunicar com a médica ou a psicóloga.
Assim foi, quando havia algum problema ligavam para a pediatria, a pediatria por sua vez tentava ajudar, a dar dicas para fazerem melhor mas também foi em vão porque não conseguiam ou não queriam...

As coisas continuaram a piorar a d.t. perguntava porque é que nós não mudávamos o Nuno porque ali não havia condições, já tinham esgotado todas as condições.

Para o final do ano o director da escola pede uma reunião, o meu marido faz-se acompanhar com o advogado, o director barra a entrada diz que o advogado não pode entrar.
Aqui começa uma luta, vamos ver no que vai dar.

Já são professores a mais a ignorarem a doença do meu filho, basta se há DIREITOS para todos porque é que o meu filho parece que não tem DIREITO a andar numa escola.

Vou passando e escrevendo

Beijinhos do tamanho do Mundo

79 comentários:

To e Li disse...

Olá Paula!!!
Estive ausente estes dias, vi que tens um post novo ,vou ler com mais calma logo e depois comento ok?
Beijinhos
Linda

Carecaloira disse...

Amiga,

sem comentário...

beijinho
Marina

Branca disse...

Paula,

Vinha dizer-lhe boa noite e vejo um post novo. Vejo que está a chegar à ultima fase, aquela que mais ou menos eu já conhecia, a da necessidade de advogado, aquela que a fez deixar alguns pequenos desabafos na Catedral e que fez de nós amigas e hoje nos traz todas aqui.
Espero pela continuação triste deste relato, que como diz a Marina, nem merece comentários.
Beijinhos.
Branca

To e Li disse...

Olá Paula!!!
Depois de ter lido o teu post com toda a atenção, não encontro comentário possível.
Só te posso dizer uma coisa, és uma MÃE Lutadora
Beijinhos
Jokita para o NUNOOOOO

Linda

To e Li disse...

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
Fintei aquele ovo safado
Ahahahahahahah

Lisa disse...

Olá Paula!

O Seu post é triste...Infelizmente são muitos os casos em que, por mais que lutemos, vemos as nossas tentativas falharem.
Para uma mãe deve ser uma dor muito grande...
Estou comovida e sem palavras.
Estou aqui para o que precisar. Ok?

Beijinhos e bom fim de semana

Lisa

Teresa disse...

Querida Paula,
fiquei fora de mim com tanta incompreensão, com tanta coisa mal gerida.
Que crueldade.
Uma literal crueldade.
É por essas e por outras que eu tenho vergonha de quem enche a boca toda a dizer que tem este ou aquele aluno mais difícil ou especial. Sim! E depois? O que fazem por eles? Nada. Rigorosamente nada.

Mas que dois, três, quatro façam? Há seres humanos excepcionalmente estúpidos. Mas e os outros? Onde estão os outros professores, auxiliares e demais pessoal da escola?
Calam-se?

Ai, Paula, estou com uma vontade enorme de a abraçar, de lhe provar que em muitos sítios as pessoas não trabalham dessa forma exaustivamente indiferente.

Estou furiosa mesmo.

O Nuno, para lá da Pediatria e Psicologia já foi "avaliado" (que palavra míseravelmente cientifica) por algum Pedopsiquiatra?
Paula, não sei onde mora. Mas conheço uma fantástica, no Porto, junto ao Campo Alegre.
Como eu gostava que a Paula e o seu marido (e claro, o Nuno) estivessem rodeados de gente profissional capaz de vos dar descanso e alguma resposta, nem que mínima.

Minha querida, do que precisar de mim, disponha. A minha tia Branca fica autorizadérrima a dar-lhe todos os meus contactos.

Abracinho imenso e muita força.

Venha lá esse maldito post seguinte com a cena lamentável do Director da Escola.

.........................

PS - tem um problema no post anterior. Será melhor apagá-lo e recomeçar tudo. É que nem a caixa de comentários abre. Beijinho enorme!

Albertina disse...

Paula

Como diz a Marina - sem comentários...

Mas com dois braços abertos para a abraçarem quando precisar...

Beijos

Albertina

Anónimo disse...

A turma do Nuno é constituída por quantos alunos?

O horário do Nuno é mais da parte da manh~ou da tarde?

Que tipo de turma é?

A turma tem bom ou mau aproveitamento?

A turma é sossegada?

Li o seu post tecendo elogios à anterior professora da apoio. Sem querer substimar o trabalho dessa docente, criou-me alguma desconfiança o facto de lhe comunicar que estava sempre tudo bem.

Qualquer professor consegue não ter problemas com a turma e pôr os pais a acharem-na o máximo. Basta não ser muito exigente, deixá-los fazerem as coisas que eles gostam, ter os registos todos bem organizados, preocupar-me com a organização do caderno dos alunos, dar testes fáceis e dar boas notas. Organizar muitas actividades....Perfeito!

Lamento mesmo dizê-lo mas eu se quiser consigo ter uma ano lectivo sem me aborrecer muito. Basta deixar de ser exigente e só se os pais forem da área perceberão.

Não quero mesmo aborrecê-la mas eu desconfio quando tudo está mal e quando tudo está bem.

Teresa disse...

Olá, anónima!
Desculpe dirigir-me a si desta forma, mas não tenho outro modo de a tratar! :)

Tem toda a razão naquilo que escreve. Em absoluto.
Mas, e apesar de conhecer apenas o caso deste blog pela escrita da Mãe, parece-me que o grande problema não está apenas no facto de se dizer bem ou menos bem de um aluno aos pais, de se fazer a finta do "está tudo bem" para não se preocuparem os demais.
Eu compreendo do que leio, que na maioria das experiências escolares do Nuno, uma boa fatia de pessoas envolvidas no processo não tiveram a mínima preocupação em saber/aprender/gerir a situação específica que o Nuno causou. Um aluno com um síndrome sinalizado não pode ser tomado em conta como um mau exemplo ou como um estorvo. Depreendo pelo que li que entre outros aspectos, estes foram sempre "registados" pelos professores e auxiliares.

Penso, também, que não se diferenciavam as queixas das conversas, tendo em vista ajudar o Nuno.
Havia mais queixas do que conversas, quero eu dizer.
e quando a equipa de psicólogos ou pediatria sugeriu na escola que "deixassem" os pais em paz, eu não entendi que fosse para que não os aborecessem com nada. Mas sim que se começassem a diferenciar essas duas questões: o chamar os pais para conversar e o chamar para as queixas. Entendamos que queixas abrange, e tenho toda a certeza, atitudes que outros alunos poderiam tomar também. Mas que, vindas do Nuno davam aso a aviso aos pais.

O estado, o Governo, isto e aquilo: tudo funciona mal. Não se pensa verdadeiramente no número de alunos por turma, não se pensa nos apoios que as escolas precisam... Nada.
Ok... Mas mesmo assim, quem trabalha nas escolas são pessoas minimamente civilizadas, bem formadas academicamente e, supostamente, preparadas não para casos específicos como o do Nuno, mas para lidarem com humanidade.

A Paula vem aqui deixar os seus desabafos. Vamos ajudá-la, calmamente, a ter outras visões das coisas. A talvez ser mais compreensiva e a estar atenta a questões como as que a Anónima coloca no início do seu comentário.

Mas uma coisa eu abomino: a frieza com que se lida com alunos que apresentam características comportamentais diferentes do tido senso-comum. Um pode errar, ser insensível. Mas a maioria? Custa-me ler isso.

Não temos de ter pena, nem medo nem "raiva" dos alunos. Oh, Deus, e como a paciência se esgota... Ui... :(
Mas sejamos humanos, ajudemos os pais, saibamos limpar lágrimas, saibamos sorrir quando a nós se dirigem. Saibamos estar abertos ao difícil.

Escutemos a Paula e ajudemo-la!

Deixo um abraço enorme à Anónima e a todas! :)

Paula, beijo imenso!:)

Anónimo disse...

Olá Paulita,li o teu comentário de facto tens que ser muito forte.
Muitos beijos.
Força.....
Eu, estou aqui.....

Anónimo disse...

Eu sou a anónima que anteriormente referiu ter um sobrinho asperger. É certo que é um "soft" asperger.

Eu não estou a ^"pôr o jogo num dos campos".

Trabalho há anos suficientes para saber que há professores que não trabalham muito bem. (outros que me avaliem)mas quem lê tudo o que aqui está, incluindo os comentários sabe o quanto difícil é nos últimos anos ser professor, ser pai responsável ou aluno responsável.

A política educativa deste país está para "o floreado". nada de coisas sérias.

Desculpem-me o descuido com que tudo isto foi escrito, mas penso que dá para perceber.

Teresa disse...

Bom dia, Paula, Jorge e Nuno! :)

Beijinhos de sol aos três! :)

Olá Anónima! Confesso que agora fiquei um pouco confusa, pois não percebi se era a Anónima anterior, com quem estive eu a "conversar".

Na verdade, é como eu havia escrito anteriormente, o nosso país faz-se delinerar por políticas de floreado e nós, que andamos pelo jardim do ensino, temos sidos vítimas dessas políticas. Atam-nos as mãos e mesmo quando sabemos que podemos ajudar, não temos ferramentas legislativas para tal... É tudo estranho e confuso.

Mas ferramentas humanas temos! As nossas, as do nosso coração, há sempre um caminho, mesmo estreito...

Durante o meu tempo de ensino, tenho como lema a pedagogia do coração, dos afectos e não. Não é delírio, não é "filosofia". Aplico-a a par das minhas competências profissionais.
Tenho para mim que sofro mais, mais cansada fico e mais injustiçada sou.
Mas que me importa?
Se há pais reconhecidos, abraço-os!
Se há pais ingratos, que não compreendem que fazemos o que podemos e sabemos (por vezes só mesmo o amor nos resta), abraço-me aos filhos.

Sou feliz por também sentir que trabalho num estabelecimento de ensino onde estes princípios são apoiados.

Deixo um beijinho enorme a todos!
Tenham um óptimo Domingo! :)

Anónimo disse...

Ola Paula!
Entrei aqui atravez de uma amiga,sei muito pouco disto mas chamou-me a atenção quando deparei com o síndrome de asperger,porque sei o que é,e o que os familiares passam,por isso lhe deixo aqui muita coragem e o maior carinho.

Anónimo disse...

Olá Paula

Bem, k dizer, depois deste post k escreveste, vou mesmo repetir o k ja foi dito, sem comentários.

Paula não consigo imaginar, nem de perto nem de longe o k deves ter passado na altura da hospitalização do Jorge, as keixas dos profs, a continua incompreensão da parte da escola para com o Nuno, bem deves ter mesmo sentido o mundo a desabar aos teus pés.

Paula, muita força, muita coragem e muita alegria. Sim, alegria é o k deves sentir ao saberes k lutas e lutarás sempre para k o Nuno tenha os mesmos direitos k as outras crianças.

Muitos beijinhos patra ti, para o Jorge e para o Nuno

Anónimo disse...

Se um dia o Nuno apresentar uma nódoa negra num braço porque foi necessário segurá-lo com força e sem excessos de força (pode acontecer!). O que fará? Haverá processo contra o decente por agressão?

Por acsaso sabe se uma docente consegue sozinhaa "segurar" o Nuno?

Em tudo há duas versões.

Desculpe mas acho mesmo que para além do contínuo acompanhamento do percurso escolar do Nuno será mesmo melhor que todos os contactos devam ser efectuados directamente entre corpo docente e equipa médica.

Já fui acusada por uma mãe em reuniões de pais que eu não tinha deixado a sua educanda sair da sala de aula quando esta estava com uma crise epiléptica. Felizmente os restantes alunos da turma (alunos humanamente bem formados) informaram os seus pais que era mentira. Contaram-lhes as restantes atitudes da dita aluna relativamente aos colegas, professores e funcionários.

A senhora demorou 3 anos lectivos a pedir desculpa a todos pelos problemas causados pela sua filha.

Não quero mesmo comparar a sua história com a minha. Só tento explicar que nós professores somos com alguma frequência precipitadamente erradamente avaliados.

sem que faça parte das nossas competências, levamos roupas, calçado e jogos para os nossos alunos carenciados. A Escola dá banho, pequeno-almoço, marca consultas no médico, recolhe documentos no centro médico etc. Disso nunca se ´fala nas estatísticas e nem "nas avaliações da comunidade escolar".

Tenho recebido agradecimentos de muitos pais e sei que não sou a única a tê-los. Há Encarregados de Educação e alunos valentes pela vida que têm e o esforço por que fazem viverem bem com eles e com os outros.

Tente estar atenta, manter-se calma e delegue o que for possível nos especialistas.

Desejo-lho o melhor.

paula machado disse...

olá anónima

se eu fiz este blog e se eu conto o que conto é porque infelizmente eu passei por tudo isto, e sei que o meu filho, se o souberem levar com calma ele está calmo
sabe que estas crianças quanto mais irritadas pior ficam e se as agarram aí é que pioram a situação,
e quando se cansam ma sala de aula de duas horas deveriam ser retiradas para a sla de apoio e infelizmente isso nunca foi feito
imagine uma criança com sindrome de asperger e iperativo dentro de uma sala de português(que não gosta)durante duas horas como acha que ele fica?

e já agora este meu blog não é fazer criticas nem defender os professores
para mim não interessa como eles trabalham, eu como cidadã e livre que sou só exigio respeito pelo meu filho e luto pelos direitos que ele como ser humano que é,e mereçe

beijinhos do tamanho do Mundo

Anónimo disse...

A senhora a querer desabafar, o que é legítimo como mãe e vêem agora as grandes vozes do Velho do Restelo puxar a brasa à sardinha.
não li em lado nenhum e venho ler este blog desde que ele existe críticas aos professores. Li, sim, críticas àqueles professores. Aliás, a alguns daqueles professores.
Há blogs de professores onde eles fazem desabafos sobre os alunos e sobre os pais e nunca lá vi ninguém comentar anonimamente e nem fico com a ideia de que aqueles professores são os maiores ou péssimos, nem acho que não gostam da profissão que escolheram. são escritas e desabafos, testemunhos simplesmente.
Se for possível ajudar e tornar mais leve o peso das pessoas que desabafam nos seus blogs, melhor ainda mas sem se achar que há segundas intenções.eu já ajudei uma professora na blogosfera a tomar conhecimento dos seus direitos numa situação em que na escola dela queriam dar-lhe mais horas do PIEF, por exemplo.

Paula, tudo de bom. Tenho uma filha com meses e já estou grávida de novo. Desejo ao seu filho aquilo que desejo para os meus bebés e para os filhos das pessoas que gosto.O seu blog sensibilizou-me pela simplicidade com que escreve e pela forma como conta toda a sua disponibilidade para ajudar o seu filho e todos os professores que o rodeiam.

Beijos
Sandra Maria

Lisa disse...

Paula,
És uma grande mãe!
O Nuno tem muita sorte em ter uns pais batalhadores como os dele.
Sois um exemplo de força e determinação.
Tudo o que eu puder fazer para minimizar a tua dor, conta comigo!

Beijinhos para toda a família.

Lisa

Carecaloira disse...

Amiga,

peço desculpa por aquilo que vou escrever mas na minha opinião, se bem que não ma pediste, é assim:

mas quem é o anónimo para te estar a fazer perguntas tipo PJ?? Nem sequer se identifica!
Ninguém o está a acusar de nada e já se está a defender, e ainda por cima a dizer "mal" da melhor professora que o Nuno teve e vai ter, bem se vê que nem sabe o que está a comentar.
Por favor, não respondas a quem não tem nome, está a esconder-se atrás do anonimato. Tu deste a cara, e quem te quiser fazer perguntas, o que é legitimo, também deve dar a cara.
Tu podes ajudar outras pessoas mas deverás saber com quem estás a falar, fizeste este blog para desabafar e receber apoio, não para resolveres problemas de anónimos que querem provar que são bons professores.

Amiga, mais uma vez desculpa, mas não resisti. Já me conheces.

Um beijo muito grande
Marina

Anónimo disse...

É assim em certos blogs. São as vozes do Velho do Restelo.
Quando eu era professora também havia assim sempre uns ecos.Agora que sou advogada é vê-los todos atrás de mim para as safar das bofetadinhas inocentes (!) que dão aos alunos.
Desculpe, Paula, mas torna-se inevitável. É que a forma e o tom da intervenção não faz qualquer sentido. Aqui ninguém está contra quem quer que seja. Picam-se logo. Vá-se lá saber porquê...


Quando eu tiver um blog também quero que vão lá muitas obstetras falar assim comigo quando eu contar porque é que a minha filha Marta tem plexo. Elas que venham, as vozes do Velho do Restelo, os ecos da sabedoria, a mão da justiça falante.
Beijos
Sandra Maria

To e Li disse...

Olá Paula!!!
Também eu estou furiosa ! Há um ditado que diz só enfia a carapuça quem quer, pelos visto foi o que fez este anónimo.
Dou-te um conselho ignora,não respondas e continua,
nós estamos aqui e isso neste momento é que interessa, diz para estares atenta? Que tens feito este tempo todo? Não sei o que seria se não tivesses estado atenta.
Vai em frente amiga
Beijinhos
Jokita para o Nuno
Linda

O Profeta disse...

Uma rosa breve
Uma hortênsia de alva cor
A terra molhada pelo sereno
Nos celeste paira um Açor

A madeira verde, a dança do fogo
O embalo do loureiro no vento, o alecrim
Um ribeiro de inquietas águas
Levam o perfume das mágoas em viagem sem fim


Convido-te a sentir a minha paleta de aromas


Mágico beijo

Anónimo disse...

Olá Paula Simões

Concordo inteiramente com o que acaba de dizer e com tudo que disse antes, pois, se essa é a verdade por si vivênciada.

A Paula acaba de tocar num dos vários aspectos importantes nos erros da Escola.

Com o que refere neste seu último comentário está a ir ao encontro ddos problemas que não deviam existir e que suspeito que são as respostas às perguntas que eu coloco e que uma senhora (desculpe já não sei o nome) denomina-as de tipo PJ. Não são de PJ, podem ser de PJ se quiser, para mim são questões essenciais para que os nunos deste ´país tivessem uma escola melhor para eles. A legislação actual ~para mim ajuda ainda menos do que a anterior.

Não me identifico porque não é importante, não sou figura pública. A quem possa interessar sou Maria se quiser.

Eu só acho que tratando-se de uma situação complicada ´para si Paula, penso que talvez seja mais "leve" e seja uma tentativa diferente de tentar levar o "processo a bom porto" se o acompanhamento for feito com contacto directo entre docentes e médicos. Longe de mim feri-la. Penso que por vezes talvez se possa ajudar mais tentando dar uma outra perspectiva do que estar continuamente a concordar com tudo.

Não se trata de uma guerra civil, como parece que alguém pretende levar a cabo.

Só estou a tentar dizer-lhe que se com a estratégia anterior não funcionou, ok tente outra e assim nem médicos, nem escola poderá referir que da sua parte houve oposição a qualquer tentativa de abordagem diferente. A senhora "ganha trunfos". Leia a legislação toda, peça opinião dum advogado se tiver dúvidas e tente exercer pressão na DREC. A maioria dos Conselhos Executivos prefere "resolver os problemas" sem incomodar as DREs porque são fortemente pressionadas. As DREs querem passar a ideia para o exterior de que tudo está bem e que todas as escolas têm os meios (humanos e materiais). Mentira! Alguns Executivos têm elementos "fracotes como pessoas" mas no geral não podem fazer muito porque esbarram na ausência de meios e "são amarfanhados" pelas DREs. É muito complicado.

Ó Mariana acalme-se, porque aqui a única exaltada é a senhora. As pessoas podem traquilamente conversar, expor as suas experiências ou pensa que me acho perfeita enquanto cidadã ou docente?! Não precisa de ser tão abrutalhada no trato. Eu não disse mal da anterior colega eu só digo é que suspeito de tudo que é completamente certo e de tudo que é completamente errado. É que já trabalho há alguns anitos e já vi algumas coisas!

Espero que o futuro seja bem diferente e para muito melhor. Não pense que substimo a sua preocupação. imagino que se sinta por vezes a falar para a parede.

P.S. Paula eu julgo que pelo menos algumas DREs constituiram equipas extra escola para apoiar as equipas de Ensino Especial das escolas. São equipas formadas por elementos convidados (quem convida move-se melhor dentro do sistema) peça a colaboração junto deles se houver aí. Sei que eles têm muito tempo livre!

Anónimo disse...

De: Maria

D. Linda

A senhora deve estar equivocada isto não é a praça do peixe.

A senhora antes de escrever tente ler, pensar e só depois escrever porque assim só penso que o que possa vir a comentar é resultado de uma tontinha.

Anónimo disse...

Ó Sandra Maria

A senhora agora é advogada e para sê-lo imagino que estagiou e fez exame na Ordem?!

Para dar aulas fez estágio ou foi lá dar umas aulas para ganhar uns cobres?! Tal como têm feito muitos ao longo dos tempos!

O seu comentário revela muita infantilidade. Cuidado que a sua classe tem demasiadas telhas de vidro para comentar os pecados dos outros.

Branca disse...

Olá Paula,

Hoje chego tarde, ainda bem que no final (penso eu) de uma grande confusão.
Venho apenas dar-te o meu apoio como sempre, confusões já as tens tido aos montes e não precisas que venham também aqui trazer mais.
Como amiga acho que cada uma de nós só terá que dirigir-se à Paula e evitar diálogos desnecessários, até porque tudo o que aqui alguém que não sei quem disse é repetido, não deve ter lido com muita atenção todos os posts atràs para saber que a Paula já fez tudo o que foi aconselhado, incluindo passar pela fase de ser a escola a falar directamente com os técnicos de saúde, a ser pedida a ajuda da DRE e tudo o mais que poderia fazer.
Deixo-te um beijinho Paula.
Uma noite serena.
Branca

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, Anónima, grande eco, grande exemplo da típica vozinha do Velho do Restelo (e só não a apelido de elemento da Brigada Escolar do Reumático porque ainda é um grupo de senhoras que me vai merecendo algum respeito)... Mas dizia eu que, em primeiro lugar, me satisfez o teu tom mais moderado e esclarecedor no comentário que deixou à Paula. Assim é que deve ser. Esclarecer, ajudar, não enfiar a carapuça.

Em segundo lugar, a peixeira aqui és tu! Reconheço esse típico "Ó" antes de citar os nomes das pessoas. De repente lembrei-me das tardes de sonho que passei com mais peixeiras como tu em Acções de Formação.

Em terceiro lugar, eu não dei aulas para ganhar uns cobres. Dei aulas na qualidade de Licenciada em Estudos Portugueses e Ingleses. A Faculdade de Letras da Universidade do Porto viu-me entrar e sair de lá e nunca vendi pescadinhas de rabo na boca a ninguém.
E, enquanto dei aulas, formei-me em Direito na Universidade Católica. E aqui tenho plena certeza, não me cruzei com gente como tu em absoluto.

O meu comentário não revela infantilidade.
Revela sim a minha voz de leitora passiva de um blog, que vejo ser invadido por um tom de escárnio. Como disse, tivesses falado antes como vieste falar depois. Assim é que eras linda, "Ó" colega.
Quanto à minha classe ter telhados de vidro, não me doa a cabeça com o assunto. Eu não os tenho. Por mim respondo.
O facto de teres vindo para aqui puxar classes só demonstra o quão mesquinha és. A tua classe não tem telhados de vidro! A tua classe tem é elementos decididamente infelizes e mal educadinhos como tu.
A típica "setôra": pisam-lhe os calos, estala-se-lhe o verniz. Doeu-te aquilo que leste, não doeu? É porque te começou a estalar não só o verniz, mas também alguma telha... Deves ser daquelas que trabalha com telhados da Atlantis! Cristal do mais frágil que há.

E que fique certo que não me dirijo mais a ti enquanto andares aqui com a canastra na cabeça. Lê, reflecte naquilo que antes escreveste e naquilo que escreveste depois. Por alguma coisa voltaste.

Passa bem. Acalma-te! Estão aí a chegar as aulas! tens de ir fresquinha e serena para suportar mais uns mesinhos os filhos dos outros (como esta frase me enervava naquelas salas dos professores: os filhos dos outros).


Faz o que diz a dona Brancamar: lê tudo o que está atrás. Para ficares a saber que tudo foi feito e accionado dentro dos parâmetros que as escolas permitem. PERMITEM...
Mas como te doeu pela pele dos outros, a tua preocupação foi mais a de vir ditar leis. Tivesses falado como falou à 1:06 e terias sido bem mais útil.

Boa noite, Paula e comentadores sem excepção.

Teresa disse...

Bom dia, Paula! :)
Desejo que tenha passado um Domingo tranquilo com o nuno e com o Jorge! :)
Eu vou iniciar esta semana um ciclo de pequenos passeios pelas redondezas, por isso estarei mais ausente (apesar de regressar diariamente para os tratamentos), mas para deixar um sorriso há sempre um minuto!:)

Como é natural, estive a ler os comentários anteriores. Andou para aqui um tufão de ideias.
Leio de tudo: uma professora e comentadoras várias. Não apague nada do que aqui está.
fica a prova de que a liberdade de expressão ainda deixa muito a duvidar.
A Paula escreve o que bem entende no seu blog e, tal como escreveu a Sandra Maria, outros professores escrevem o que bem entendem no deles.
Também nunca me pareceu que a Paula estivesse a acusar incompetências. Falou de incompetentes e insensíveis, o que é diferente.
Paula, dê os seus gritos ao Mundo como deseja.
Quem vier por bem, ajuda-a.
Quem vier e ficar a remoer no que lê também o direito a opinar, mas carinho é o que mais se precisa nesta espaço. O resto dispensa-se.
É uma questão de carapuças, mas isto já sou eu a ser fria.

Bem, vou terminar e ver se ainda me sobra tempo para ir dar um beijinho a todas! Se realmente eu não conseguir, deixo aqui um beijinho ao Clube das Tias! (Sabiam que ontem tomámos um café chique-chique, sabiam? ahahaha)

Beijinho cheio de estrelinhas, doce Paula! :)************

Eu disse...

Olá,

É a primeira vez que visito o seu blogue, mas devo dizer que é dos melhores que tenho ido, pelo facto de falar da doença do seu filho, que faz com que também outras pessoas passem a identificá-la como tal.
É triste que por vezes as escolas não tenham condições para problemas como o seu filho tem, mas a falta de conhecimentos é tanta...


Força.

Beijinhos

Mrs. Sea disse...

Paula,
Depois de conhecer o Nuno, e que muito prazer me deu tanto conhecê-lo a ele como a ti e ao Jorge, posso dizer que ele é uma criança como todas as outras, mas temos de saber levá-lo! Como disse, o Nuno deixa-se tocar e ao fazer isso, toca-nos no coração! Mas temos de deixá-lo sentir que podemos, temos de deixar que seja ele a abrir as portas... E quando ele o faz ele é o nosso melhor amigo... É meiguinho e bastante sensível aos problemas dos amigos! Ainda recordo do momento que ele ofereceu uma flor ao Dedé, ou quando ficou triste por saber que me vinha embora e quando disse que ia visitar o Dedé mais vezes para ele não se sentir sozinho... Isso é de uma criança com um bom fundo, de bom coração...
O que eu acho é que a "escola" não educa bem os professores para situações como a do Nuno e então começam a empurrar de um lado para o outro, sem saber como resolver... Quando o que bastava era deixar que o Nuno se aproximasse e deixar que ele nos tocasse... A partir dai tudo se torna mais fácil! Tudo é melhor! Conclusão: o incompreendido não é o Nuno mas sim aqueles que se dizem professores... São incompreendidos, porque eu não compreendo como é que eles como professores que são, não se entregam e nem se dão ao luxo de ajudar um aluno... Ajudar um aluno só nos dá um novo ânimo à vida! Não percebo! Não percebo!

Mas, Paula, sempre que precisares estou aqui e metade de mim está ai perto de ti! Passamos a ser amigos, sabes?!

NB: Olha a minha cabeça, esqueci-me dos meus telemóveis em Coimbra, por isso, pede à Marina que te dê os números... Provavelmente devem chegar ou quarta, ou quinta...

Bjins

SQMA disse...

Olá Amiga,

Voltei, estive a pôr a leitura em dia, e percebo o quanto tem sofrido, infelizmente existe muita crueldade entre o ser humano, agora eu gostaria de saber o que realmente vai na alma dessa gente cruel, serão eles felizes?
Concordo em pleno com a minha maninha, que sorte tem o Nuno nos pais que tem, e que bom saber que apesar de tudo jamais baixam os braços.
Eu tenho alguma experiência em leccionar, e em turmas com miúdos que todos apelidavam de problemáticos (pelas mais diversas razões) e posso dizer-lhe que consegui conquistar quase todos e sabe como ouvindo-os, sempre estive disponível para eles, eram a minha prioridade, consegui resultados óptimos com e não foi pela facilidade dos testes, nem pela minha benevolência nas notas. Mas sim porque eles comigo sabiam que podiam contar, desde que não ultrapassassem a meta estabelecida entre mim e eles. Grande experiência, infelizmente tive que abandonar quando o meu marido teve um grave acidente, mas quem sabe um dia eu volte.
Paula, continue a lutar por tudo o que o Nuno merece ter, e acredite que o sabe fazer muito bem.
Beijinho emocionado.
Dani

Carecaloira disse...

Amiga,

queres dado e arregaçado!!!
ainda não tinha acabado e já estavas a reclamar!!!

Olha, e Deus te livre de professores "assim" que para te dar carinho e colinho cá estamos nós.

Beijocas
Marina

To e Li disse...

Olá Paula!!!
Só para dizer que estou contigo amiga...
Não vale a pena alimentar comentários desnecessários...

Hoje estive em Coimbra, mas não estavas lá
volto na sexta...
Pede o meu nº á Marina e envia por sms que eu ligo-te,Ok?
Beijinhos
Jokita para o Nuno
Linda

Branca disse...

Deixo um beijo de boa noite.

Deusa Odoyá disse...

Olá minha nova amiga.

Passei para conhecer seu blkog e te dar parabéns.

Voltarei mais vezes.

Te aguardo no meu cantinho.

Sua nova amiga.

Regina Coeli.

Lisa disse...

Olá Paula!

Ontem fui para a cama cedo e não passei por aqui, mas até foi melhor!

Mas que é isto?!?!
Está bem que haja liberdade de expressão, mas a tua casa precisa é de palavras de apoio e manifestações de carinho.

E como somos superiores a tudo "isso", não vou comentar aquilo que me entristece, mas sim aquilo que me comove.
Foi com lágrimas que li o comentário da Mrs Sea. A descrição que ela fez do Nuno foi linda. Quanta ternura nas suas palavras.

O comentário da minha maninha também me comoveu. Fez-me lembrar dos tempos dela de professora. Não vai há muito tempo, mas eu seu que era o que ela mais gostava de fazer e fazia-o bem.
Quando pomos amor naquilo que fazemos, conseguimos verdadeiras obras-primas!!!

Paula, lembra-te do último texto do meu blog. Confia. Acredita que os próximos metros à tua frente, se desenrolarão e quem sabe, sem pedras no caminho.

Beijinho para essa família maravilhosa.

Lisa

CA disse...

Olá Paula.
Ame! Ame muito o seu filho! É exactamente o que tem feito quando luta com armas de pau contra verdadeiras bombas atómicas.... Mas o seu amor pelo seu filho faz de si uma constante e eterna vencedora.
De uma forma totalmente diferente (note bem) temos meninos "diferentes"... Filhos especiais que fazem com que cada dia seja sempre mais uma vitória!
Os meus parabéns (do fundo do coração) pela força que demosntra ter; tudo o resto são batalhas diárias: uma após outra (e algumas delas....).
Não posso, nem quero comparar a vida dos nossos meninos: vivendo problemas diferentes, qualquer um de nós, HUMANOS, sofremos pelo que é nosso...
Continue sempre com essa força (que, acredito, em alguns momentos pareça que lhe falte) a lutar pelo bem estar do seu principe!!
Ofereço-lhe todo o meu carinho, e principalmente todo o meu RESPEITO e admiração.
Beijinho
Cristina Arriaga

SQMA disse...

olá amiga,
Que belas palavras as da Crisarriaga, depois disto pouco mais há para dizer, apenas que nós estamos aqui para a ajudar a ultrapassar os momentos menos bons, aqueles em que se sinta a fraquejar porque até os mais fortes fraquejam.
Deixo dois beijinhos um para si e outro para a Crisarriaga, duas grandes mães.

Dani

Carecaloira disse...

Amiga,

já falámos hoje, por isso é só para deixar um beijinho.

Em principio, logo escrevo a contar a minha aventura de hoje.

Marina

Anónimo disse...

Boas tardes, Paula. Passei para ver se havia novas do Nuno. Vou clicando. não tenho blog, mas tenho uma pasta de favoritos onde cincluí este blog quando ando a passear-me pela blogosfera.

Realmente concordo com a comentadora Lisa quando diz que a Paula precisa é de paz e já outros os disseram e foi por isso que fiz a minha intervenção inicial, tendo em vista defender os interesses do blog e dos desabafos que os pais do Nuno aqui depositam. Depois voltei para pôr as coisas no sítio. O meu objectivo foi sempre defender a Paula e as suas palavras sentidas. E se mais alguém vier aqui escrever em tom de auto-defesa e como eu não vejo que isso seja necessário porque este blog não ataca ninguém, voltarei a escrever como o fiz.
Deixo beijos e voltarei (estou com uma otite, terei tempo de sobra, infelizmente)por estes dias para saber se há novidades.
Beijos a toda a família da Paula.
Sandra Maria

paula disse...

só passei para deixar um grande beijinho...
força...
Paula Padinha

To e Li disse...

Amiga !!!
Tem uma boa noite
Beijinhos
Jokita para o Nuno
Linda

Antunes Ferreira disse...

LISBOA - PORTUGAL

Olá Paula!

Sei o que é esse sindroma terrível. O filho de um Amigo/irmão tem-no e é uma enorme complicação. Mas, a esperança nunca morre. Há que vencer: é a única saída. Se precisares de alguma coisa...

Cheguei a este blogue através de outros que costumo visitar e neles postar comentários. Cheguei, vi e… gostei. Está bem feito, está comunicativo, está agradável, está bonito – e está bem escrito. Esta é uma deformação profissional de um jornalista e dizem que escritor a caminho dos 67…, mas que continua bem-disposto, alegre, piadista, gozão, e – vivo.

Só uma anotaçãozinha: Durante 16 anos trabalhei no Diário de Notícias, o mais importante de Portugal, onde cheguei a Chefe da Redacção – sem motivo justificativo… pelo menos que eu desse com isso… E acabo de publicar – vejam lá para o que me deu a «provecta» idade… - o me(a)u primeiro livro de ficção «Morte na Picada», contos da guerra colonial em Angola (1966/68) em que, bem contra vontade, infelizmente participei como oficial miliciano.

Muito prazer me darás se quiseres visitar o meu blogue e nele deixar comentários. E enviar-me colaboração. Basta um imeile / imilio (criações minhas e preciosas…) e já está. E se o quiseres divulgar a Amiga(o)s, ainda melhor. Tanto o blogue, como o imeile, tá? Muito obrigado

www.travessadoferreira.blogspot.com
ferreihenrique@gmail.com

Estou a implementar e desenvolver o projecto que tenho para o meu www.travessadoferreira.blogspot.com e que é conferir ao meu/vosso/NOSSO blogue a característica de PONTO DE ENCONTRO entre os Países fraternalmente ligados – Portugal e Brasil. E outros PALOP e etc…
Se me enviares o teu IMEILE, poderei enviar-te «coisas» que ache interessantes. Se, porém, não as quiseres, diz-me que eu paro logo. Sou muito bem-mandado (a minha mulher que o diga…) e muito obediente (cf. parênteses anterior). Abrações e queijinhos, convenientemente repartidos e distribuídos

– Desculpa por este comentário ser tão comprido e chato. Como a espada do D. Afonso Henriques…
- Já conheces o me(a)u «Morte na Picada» que acima menciono? Há quem diga que é muito bom. E até que é o melhor que se escreveu em Portugal sobre o tema. Dizem… Obviamente que não sou eu a dizê-lo… Só faltava… E também há quem tenha escrito que é SANGUE & SEXO… Malandrecos… Pelo sim, pelo não, compra-o.
Depois de o leres, se, por singular acaso, tiveres gostado dele, terás de comprar muitíssimos mais exemplares. São excelentes prendas de aniversários, casamentos, divórcios, baptizados, e datas como Natais, Carnavais, Anos Novos, Páscoas, Pentecostes, vinte e cincos de Abris, cincos de Outubro, dezes de Junhos. Até para funerais. Oferecer o «Morte» na morte fica bem em qualquer velório que se preze. E, além disso, recomenda-o, publicita-o, propagandeia-o, impinge-o aos Amigos, conhecidos, desconhecidos & outros, SARL. Os euros estão tão raros e... caros...
++++++++++++
A editora da obra é a Via Occidentalis (occidentalis@netcabo.pt) cujo site é www.via-occidentalis.blogs.sapo.pt. Neste blogue podem ser consultados mais dados sobre o livro, cujo preço de capa é € 14,70. ATENÇÃO: Pode ser comprado pela Internet.
++++++++++++
NOTA IMPORTANTE: Este texto de apreciação e informação é similar em todos os casos em que o utilizo. Digo isto, para quem não surjam dúvidas ou suspeitas sobre a repetição em diferentes blogues. E para que ninguém se sinta ludibriado – ou ofendido… Há feitios que… Mas, sublinho, apenas o uso quando o entendo, isto é, quando gosto mesmo dos que visito. Nos outros onde também vou, se não gosto, saio sem comentários. Há muitos mais. Aqui na terrinha diz-se que «se não gostas, põe na beirinha do prato…»

Branca disse...

Olá Paula,

Um grande beijinho para ti.
Sei que andas muito cansada, que as férias ainda não chegaram.ESpero que venham depressa.
Um beijinho grande para ti.
Muita força.
O Nuno está bem?
Tudo de bom.
Branca

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Carecaloira disse...

Amiga,

a tua sorte é amanhã ser o dia que é.
Estou furibunda!!! Não digas que não havia outro sitio para ires!!!

Beijo
Fui!!

Albertina disse...

Olá Paula

Também estou furibunda pelo mesmo motivo que a Marina...
E também lhe deixo um conselho: apague os comentários de anónimos - quem não tem nome, não tem cara!.

Beijos grandes e um grande dia amanhã.

Albertina

Teresa disse...

PARABÉNS A VOCÊ!!!!!
NESTA DATA QUERIDA!!!!
MUITAS FELICIDADES!!!!!
MUITOS ANOS DE VIDA!!!!

HOJE É DIA DE FESTA!!!!
CANTAM AS NOSSAS ALMAS!!!!
PARA A MENINA PAULAAAAAAAAAAAAA!!!
UMA SALVA DE PALMAS!!!!!

VIVAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!
VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

CLAP!!! CLAP!!! CLAP!!! CLAP!!! CLAP!!!!!

PARABÉNS, MINHA TIA LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

:))))))))))))))))

Carecaloira disse...

TENHA TUDO DE BOM
O QUE A VIDA CONTEM
TENHA MUITA SAUDE
E AMIGOS TAMBÉM


CLAP...CLAP...CLAP


Parabéns amiga e agora tia!!!

Beijos grandes
Marina

Albertina disse...

PARABÉNS!!!!
PARABÉNS!!!!
PARABÉNS!!!!
PARABÉNS!!!!
PARABÉNS!!!!
PARABÉNS!!!!

Estamos a fazer a festa no msn...

Beijinhos e um bom dia!

Albertina

Teresa disse...

Serpentinas!!!!

Fitinhas!!!!

Confettis!!!!

Apitos!!!!

Abracinhos!!!

Saltinhos!!!!

Gritinhos!!!!

E se a Paula quer ser cá da malta!!!
Tem de beber esta taça até ao fim, até ao fim!!!

E vai acima e vai abaixo e vai ao meio!!!!

E bota abaixo!!
E bota abaixo!!!

E bota abaixoooooooooooo!!

É CÁ DA MALTA!!!!!!!!!!

To e Li disse...

Parabéns
Parabéns
Parabéns

Beijinhos amiga que contes muitos

Linda

Lisa disse...

PARABÉNS AMIGA!!!!!

QUE SEJAS MUITO, MAS MUITO FELIZ!!!

MUITOS BEIJINHOS PARA TI LINDA!!!!

TUDO DE BOM...BEM MERECES!!!

paula machado disse...

olá amigas

obrigada pela festa voçês são unicas
não me importo de ser tia sobrinha ou o que voçês quiserem o que eu quero é pertencer ao vosso(nosso)clube de tias e sobrinhas
se há momentos que talvez me sinta uma tia avó há outras que me sinto uma criança e é isso que eu quero ter dentro de mim uma criança

amanhã convido-vos para tomarem o cafézinho com tarte de bechamel antes de irem para o óóóó

obrigada a todas por serem minhas amigas(os)

beijinhos do tamanho do mundo

Branca disse...

Ei, calma,

Ainda falto eu.
Paula, PARABÉNS,PARABÉNS,PARABÉNS!
Muitos beijinhos.
Muitos anos de vida.
Tchim!Tchim!
À sua saúde.

Muitos abracinhos e beijinhos.
Branca

sofia disse...

Bom dia

PARABÊNS,e que seja um dia MUITO FELIZ,já tinha deixado um comentário mas enganei-me foi no outro post,ainda era muito cedo,e ups...agora que lhe ia deixar a rosa é que reparei.
Por mim podemos passar a ser primas,quanto mais melhor...
Beijinhos
Sofia

Mrs. Sea disse...

PARABÉNS MINHA AMIGA!

QUE ESTE DIA SE REPITA POR MUITOS E MUITOS ANOS ABRILHANTADO COM A TUA FORMA DE ESTAR, COM O TEU SORRISO, COM A TUA FORÇA E COM A TUA VOZ AMIGA!

BJINS

CA disse...

Olá Paula.
Muitos parabéns!
Desejo-lhe tudo o que de melhor pode existir.
Seja muito, muito feliz.
Beijinho
CA

Anónimo disse...

Dona Sofia...

Tem blog??

Não??

Hummm.... Deixe-me aqui consultar os papeis....

Pois. não tem.

NÃO TEM MAIS VAI TER DE TER!!!!!!!

VOLTAREI PARA AVERIGUAÇÕES....
Normalmente cedemos 3 dias úteis a partir da data da intimação para que a situação se regularize....


cof cof cof cof...

Anónimo disse...

Outro assunto:

tivemos reclamações de bloggers que se queixam de não conseguir dormir com o barulho que se fez ontem neste blog.

Ontem andaram aqui em festa, mas devem lembrar-se que há blogs vizinhos.... Se querem fazer festas tardias com barulho, comprem uma vivenda!!!!!!

Parece que os senhores da Hotmail e do MSN tb andam com problemas com uma familia barulhenta... Espero que não sejam todas as mesmas pessoas... A armar barracada aqui no blogger e lá na hotmail.

Atenciosamente.

ASAE

Branca disse...

Paula,

Volto com mais beijinhos e parabéns.
Hoje era para estar longe, mas alteraçõpes de última hora fizeram com que pudesse vir cá de novo e ainda bem. Ando aqui atrás de um Ovinho Estrelado e não o consigo apanhar. Também já vi que a ASAE persegue a Sofia, eu bem a avisei mal ela chegou de férias, que não ia escapar. Pobrezinha...! Olha que as multas são pesadas, sobrinha Sofia.
Beijinhos para todas.
Um beijinho muito especial, hoje, para si Paula.
Como elas sobrinhas acham que está na classe das tias, até logo mana.
Beijinhos.
Branca

SQMA disse...

PARABENS AMIGA!!!

Para variar cheguei tarde para a festa, mas vê se mE arranjas aí um bocadito das sobras do bolo...:(

DESEJO-TE EM DOBRO TUDO O QUE DEJEJO PARA MIM...

ESPERO QUE ESTA DATA SEJA LEMBRADA POR MUIIIITOS ANOS E SE POSSÉVEL QUE EU ESTEJA POR CÁ PARA FESTEJAR CONTIGO.

BEIJINHOS

sofia disse...

Boas
Prima ,tia Paula peço-lhe imensa desculpa, de vir aqui tratar de assuntos pessoais,ainda para mais hoje é dia de FESTA,mas ando a ser fiscalizada pela a ASAE e sinto-me muito "nerbosa" tenho que desabafar.
Resumindo não tenho ainda reunidas as condições para criar um blog,palpites para dar nos vossos muitos,fora isso ,nada feito,mas tenho os documentos em dia.
Passo a citar msn é claudiacarlosmatilde@hotmail.com
tenho página de hi5 com o mesmo endereço.
Ainda candido.carlos@gmail.com
E em ultimo caso, pago multa e faço serviço comunitário...
Bem fico por aqui,continuação de um dia feliz,beijinhos
Sofia.

Anónimo disse...

MUITOS PARABENS E ANOS DE VIDA TAMBEM!!!!!
SEM CONTAR COMI E BEBI 1 COPO Á TUA SAÚDE, CONTINUA COM ESSA ENERGIA POSSITIVA E ESSA FORÇA QUE AMIGOS PARA TE APOIAR NÃO TE VÃO FALTAR!!!!
QUANTO Á SRA. ANÓNIMA FAZ LEMBRAR A STORA DO NUNO .
JÁ TENHO 64 ANOS NÃO TOU PARA ME XATEAR COM CACHOPOS DE 15 ANOS!!!!!!

HÁ PESSOAS MTO MÁS MESMO MTO SÃO CHAMADAS AS PARVAS ALEGRES

BEIJOCAS

Teresa disse...

O dia está a ser feliz? :)

Beijinhos! :)

Anónimo disse...

vim desejar-lhe um feliz aniversário. Li no blog do ovo que fazia anos.
Parabéns para si e também para o Nuno por ter uma mãe tão forte.
Beijos.
sandra Maria e família.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Paulita muitos parabens,que este dia se repita por longos anos,na companhia de quem mais amas.
Mas podias ter guardado um bocado de bolo para mim.
MUITAS FELICIDADES
BEIJOS.

Carecaloira disse...

Amiga,

só mais uma beijoca antes do dia mudar...

Beijocas grandes
marina

Albertina disse...

Paula

Vi na Careca que teve um bom aniversário.
Nós também.. Hic, hic, hic...
Esta coisa das festas está-me a tornar alcoolica!

E a ASAE que vá dar uma volta!

Beijinhos

Albertina

Lisa disse...

Paula,

Já é tarde, mas não podia deixar de vir cá dar-te um beijinho.

Fica bem

Lisa

paula disse...

beijinhos....
Muitos parabéns...
Paula Padinha

Teresa disse...

Paula, Nuno e Jorge!

Vim desejar-vos um fim-de-semana tranquilo e feliz, em família!

Beijo imenso! :)

*

Anónimo disse...

Paula,
agradeço a visita ao aromas.
Não entendi bem a situação. Aconteceu o quê? Não o deixavam ir à escola porque tinha um comportamento mais agressivo?
Advogado? Bem; que confusão.

Espero que tudo melhore
Fique com um abraço extensivo ao Nuno

Carecaloira disse...

Amiga,

amanhã espero-te cedo para a rambóia.


Beijo para todos
Marina

To e Li disse...

Paula não percebi a Marina, que rambóia? Eu também quero...
Beijinhos
Jokita para o Nuno
Linda

Tony Madureira disse...

Olá,


Passei para deixar um beijinho.
Tudo de bom!

LuisaB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.