sexta-feira, 15 de agosto de 2008

INÊS DE CASTRO NO 5º ANO

Olá amigos:



Com a ajuda da Drec, chegámos á Inês de Castro, uma escola perto da nossa residência, á nossa espera estava a professora de apoio, a Dra.Isabel Monteiro, uma professora muito bem disposta sempre a rir, muito simples.



Mas, meus amigos como nós já tínhamos levado tantas, estávamos com medo que tudo fosse igual, ela não conhecia o Nuno, o Nuno não a conhecia a ela, então o medo pairava, a angustia continuava, uma escola maior com muitos alunos, enfim sempre o medo.



A escola começa, todos os dias ia buscar o Nuno á sala de apoio, perguntava como tinha corrido o dia, resposta " muito bem" até parecia mentira," com alguns problemasitos mas nada que não se resolve-se" eu nem queria acreditar, uma escola maior aonde á mais confusão, mais professores, mais alunos, mais salas e a professora responde todos os dias a mesma coisa sempre com um ar agradável.



O Nuno começa então, a ter uma relação muito boa com a professora e com as tarefeiras, e todos o compreendem.



Foi um ano lectivo, que eu nem queria acreditar, os professores, os auxiliares, os tarefeiros até os próprios colegas o aceitaram bem.

O Nuno durante o ano, com a ajuda da Dra. Isabel até frequentou o A.T.L. e tudo corria bem

Pouco mas MUITO há a dizer, foi um ano de paz e tranquilidade, porque existia dois grandes suportes, a Dra. Isabel, e o Dr.Braga Maia que era o director daquela escola, ela tanto como professora e como pessoa ela é excelente.



Chega o final de ano, as novidades do governo que não sabe estar quieto, quando as coisas até funcionam eles (governo) têm que mexer para pior.

Então a Dra.Isabel, como não estava efectiva naquela escola foi destacada para a escola de Soure,

mas sabendo das dificuldades tenta deixar tudo estruturado para o próximo no lectivo.



Digam lá meus amigos, qual era a professora que fosse embora, mas que deixasse tudo encaminhado, só mesmo a Dra. Isabel.



Hoje por aqui fico, volto para o 6º ano, será com a mesma paz e a mesma tranquilidade, haver vamos.



Vou passando e escrevendo



Beijinhos do tamanho do Mundo

45 comentários:

Anónimo disse...

Olá Paula! :)

Olhe, não avance já para o ano lectivo seguinte!

Conte-nos mais coisas boas do ano em questão, o 5º!

Senti tanto orgulho nesta minha colega! Conte-nos mais coisas da escola, dos professores, do Nuno!

Mil beijinhos grandes!
:)

To e Li disse...

Olá Paula!!!
Faço minhas a s palavras do" Ovinho Estrelado", se o que vem as seguir não é bom ... conta lá mais umas coisitas boas do 5º ano antes de passares para o 6ª...
Ainda existem bons profissionais e como tens reparado vem cá muitas amigas professoras, assim também se sentem melhor, pois acredito que ninguém gosta de saber que se passam estes episódios nas escolas, sejam públicas ou privadas .
Imagino que o 5º ano foi um sossego para ti, e já calculo que no 6º as coisas pioraram.
Fica bem
Beijinhos
Jokita para o Nuno
Linda

Carecaloira disse...

Amiga,

gostei de te ver.
Agora temos de combinar um almoço para festejar a churrasqueira!!!

Beijocas grandes
Marina


P.S. Tenho aqui um guloso, imagina a comer o quê!!

João Videira Santos disse...

Passando, lendo e tomando conhecimento dum quotidiano diferente.

Branca disse...

Bom dia Paula,

Uff!Realmente este 5º ano foi um alívio...pena que como tu dizes o Ministério mexa sempre no que está bem, mas tenhamos esperança...todos os profissionais têm obrigação de ser tão competentes quanto à Drª Isabel.
Um beijinho para ti e para o Nuno.
Branca

Anónimo disse...

Como todos sabem em cada profissão há bons e maus profissionais. É uma pena. Na educação então, nem se fala. Hoje em dia já nem se fala em vocação. Luta-se desesperadamente por um DR seja lá no que for, e quanto mais dinheiro der, melhor. A vida está difícil, claro. Mas acho que já há pouca gente que se possa dar ao luxo de trabalhar no que gosta, o que é muito negativo. Há uns anos, o Ministério da Educação começou a ser a prateleira, a caixa de arrumação (para não lhe chamar outra coisa) das outras licenciaturas. Um engenheiro não arranjava colocação, ia dar aulas. Um advogado não arranjava colocação, ía dar aulas. Um farmacêutico não arranjava colocação, ia dar aulas.Etc, etc. Mais tarde começou-se a assistir a outroi fenómeno: as habilitações académicas tinham de "esticar" e dar para o maior número de disciplinas possível. Assim, começaram a obrigar, por exemplo, um licenciado em história, a dar aulas de português, um licenciado em matemática a dar também ciências, um licenciado em biologia, a dar também matemática, e por aí fora. Mais recentemente, acabaram com os Magistério Primário e com as Escolas de Educadoras de Infância. Meteram tudo ao monte nas novíssimas Escolas Superiores de Educação (ESEs).Os professores do 1º ciclo ficam furioso se dizemos que são professores primários. Esquisito, pelo menos para mim. Considero que o primeiro professor, o primário por ser o primeiríssimo de todos, tem uma função tão importante, tão digna. É ele que põe uma criança a ler, a escrever. Para isso é preciso ter dom. Que pessoa tão importante ele é, na nossa vida!Mas não quer ser "primário" (prefere ser "básico"). Mas voltando às ESES, começaram estas escolas a formar então os educadores de infância e os professores do 1º ciclo dando-lhes a possibilidade de, fazendo mais umas cadeiras, passarem de bacharéis a licenciados com a hipótese de darem aulas também aos 5º e 6º anos(2ºciclo)nas áreas em que se "especializassem" digamos assim (matemática, francês, inglês, etc). Ora não vamos comparar um grau de exigência de uma ESE com o grau de exigência de uma Universidade de Coimbra, por exemplo, nem as médias com que se sai de uma e de outra. Pois o que aconteceu foi que muita gente com belíssima preparação foi ultrapassada por outros com uma preparação mais aligeirada. Isto dá resultados por vezes desastrosos. Eu falo com conhecimento de causa e sem generalizar. Mas se compararmos um texto qualquer, uma acta, redigida por uns e por outros, parece os anúncios dos detergentes para a roupa. Muito erro ortográfico tenho apanhado, frases que são um atentado à língua portuguesa, na forma como estão elaboradas. Sumários que não dão sequer para comentar. E tudo passa, tudo se admite. Se eu vejo um professor do 1º ciclo a escrever mal e com erros tenho de me questionar: como vai esta alma ensinar as crianças a escrver bem, a redigir correctamente. Depois há a questão das atitudes. Eu se quero que me respeitem tenho que respeitar. Se eu quero que os meus alunos deixem a sala arrumada tenho de dar o exemplo deixando o meu canto limpo e arrumado antes de sair da sala. Pois o que acontece com a malta mais nova é que não é preciso arrumar a cadeira nem pôr a folha amarrotada no lixo porque há funcionárias que estão lá para limpar. Se eu não quero que os alunos usem telemóvel, aviso e nunca, mas nunca, o meu deve ir ligado para a aula. Se eu não quero que comam chicklet, eu não posso nem sequer chupar uma pastilha para a tosse. É uma questão de princípios, de educação e de bom senso. E nesta classe temos que ter muito cuidado. Estamos a lidar com seres em formação. De certa forma somos responsáveis pela sua formação integral e pelos indivíduos em que se vierem a tornar. Mas poucos pensam nisto. O ensino está a ficar desumanizado. E temos que combater isso. Sem afecto, sem sentimento, nada de construtivo se consegue. Por tudo isto, ainda que a ministra seja tola, ainda que me prejudique, ainda que eu não concorde com as ordens e que barafuste, isso nada tem que ver com a minha pessoa dentro da sala de aula. Ali sou eu e as crianças, é por elas que ali estou. É com elas que me sinto bem. Ninguèm pensa na ministra, nem na avaliação. Penso em fazer o meu trabalho, o melhor que eu possa. Falar com eles, limpar as ranhocas, rir e chorar, ensinar, ouvir, compreender e educar. Por aqui me fico que já me estendi. Mas voltarei um dia destes. Abraço aos paisaspis e ao aspizito e a todos que por aqui passam.
isamonte

Anónimo disse...

Olá Paula!
Permita-me que aplauda de pé a minha cara colega IsaMonte e que lhe dirija algumas palavras.

Isamonte, li o seu discurso com toda a atenção e cautela que o mesmo me merece.
Concordo consigo e aplaudo, como já referi, cada parágrafo, cada frase sua.

Eu sou professora primária. Não sou básica. Pertenço, por uma questão de escalonamento, ao grupo dos professores do Ensino Básico, designação atribuída para os que preenchem o ciclo da vida académica das crianças desde o 1º Ano ao final do 6º Ano. Não me especializei em área nenhuma para poder dar aulas aos alunos do 2º Ciclo. Ficar-me pelo ensino do 1º ciclo era o meu sonho. Concretizado, após me ter licenciado em Estudos Portugueses e Franceses, variante ensino. Portanto, a área na qual me encontro é a minha vocação. Poderia estar a lidar com jovens, dar aulas sentada, debitar conteúdos, ser chamada de "stôra".
Prefiro, pois, estar de rabo para o ar a pintar cenários. Prefiro as alergias ao giz por tanto que necessito de escrever no quadro da sala de aula. Prefiro andar com alunos de 6 anos ao colo, quando ainda choram no início do ano escolar.
Dou aulas numa instituição escolar onde quem mais ordena são as necessidades, particularidades e aspirações dos alunos. De todos e de cada um.
Vivo para os meus alunos, para o que tenho para partilhar com eles em cada dia que passamos juntos. Sejam conteúdos, sejam afectos.

Assumo que tenho vergonha de alguns colegas. Tenho vergonha, pejo e desconsideração pela forma como os vejo referirem-se aos alunos, aos restantes colegas, ao "sistema" em si.
Não me incluo, nem pouco mais ou menos, no grupo dos professores que trabalham porque sim.

Este curso que tenho foi tirado na Escola Superior de Educação do Porto. Como em todas as ESESs, Faculdades públicas e privadas, há bons e maus professores. Há bons e maus alunos.
Lutei muito pelo meu sucesso académico. Trabalhei, fui mãe, fui esposa e fui estudante. em simultâneo. Orgulho-me de ter terminado a minha segunda licenciatura com uma média superior à de jovens que nada mais faziam a não ser ter de estudar.
Tenho vergonha de dizer que, colegas que terminaram, mesmo assim, com média superior à minha não serão jamais dignas de virem a dar aulas onde quer que seja.

Quem sabe se por isso mesmo a questão das avaliações de professores os começa a assustar.
A mim não me assusta. Sou avaliada trimestralmente no local onde dou aulas. Ganho menos 200€ do que se estivesse a dar aulas noutro local (no ensino público, inclusivé). Mas não os quero. Porque ali me deixam ser A professora dos meus alunos, dos meus amiguinhos, dos meus amores.
Lido com uma criança com o síndroma do Nuno. E sofro ao ler os posts da Paula. Mas também me orgulho deste último. E orgulho-me dos pais de todas as crianças.

Paula, desculpe a minha intervenção. Mas testemunhos destes, como o da Isa e meus, penso serem importantes para que quem nos leia acredite nas escolas, nos professores. Pelo menos em alguns. Que pelo menos se saiba que há bom e mau, mas que o bom também dá a cara. e que o bom está "aqui" para o que venha a ser preciso.

Deixo um abraço imenso e espero não ter maçado.

E como falei um pouco demais da minha vida profissional, prefiro manter o anonimato por razões que explicarei depois à Paula, por mail. Se for necessário.
Sou aquela que muito vos apecia, querida amiga virtual.
Deixo um beijo à tia Branca. Ela que me lerá e que saberá que cada uma destas minhas palavras é escrita com sentimentos nobres.

Isa, se desejar, deixe o seu mail com a Paula e eu poderei indicar-lhe o meu blog. Não é temático, é circunstancial. Mas terei gosto em que saiba como sou! Dentro do meu anonimato possível, evidentemente. Sendo necessário, dar-lhe-ei, e com gosto, o meu contacto de mail pessoal.

Mil beijinhos.

To e Li disse...

Paula!!!
Agora fiquei sem palavras.
Estes dois comentários são o reflexo de que ainda vale a pena acreditar no ensino, estas duas MULHERES nasceram para ensinar, felizes dos alunos a quem lhes cabe a sorte no inicio do ano.
Fico feliz e aplaudo a atitude de quem escreveu estes comentários, como em todas as profissões á os bons e os maus, por isso não desanimes Paula, quem sabe este ano o Nuno vai ter uma professora que o entenda
Beijinhos
Jokita para o Nuno
Linda

Carecaloira disse...

Claro que o Nuno vai ter, este ano, uma brilhante professora, que o compreende e o ajuda. Não é assim amiga?!!

Que lindos depoimentos foram aqui deixados por estas professoras. Uma delas eu já sabia que era assim, mas que feliz fico em saber que existem mais.
Também sou mãe, e embora a minha filha não seja diferente, espero um dia que tenha uma boa professora, como estas duas senhoras.

Amiga, á bocado estavamos em sintonia. Será transmissão de pensamento??

Beijos para os três e boa noite

Teresa disse...

Venho deixar um xi-coração!
ando aqui numa lufa-lufa a deixar um beijinho enorme a todas as amiguinhas fofas! Imaginem um ovo de muletas, com a língua de fora, a correr esta blogosfera todinha!

Hoje proponho que tomemos um café no blog da Linda! Apareça, Paula, depois de ter o Nuno e o maridão a dormir! ehehe
A música ambiente é do melhor!
Eu levo a termos com o cafezito! :)

Beijossssssssssss

José António disse...

É pena que vá embora uma professora com quem o Nuno conseguiu uma boa interacção. É preciso acreditar que a próxima professora também irá conseguir compreender e interagir com o Nuno. E, para além disso, irá concerteza conseguir acompanhar, com qualidade, o seu percurso escolar.

Branca disse...

Bom dia Paula,

Como já tinha comentado o seu post agora venho apenas aplaudir os dois comentários de duas professoras que muito me tocaram.
A segunda conheço-a bem e sei do amor e do respeito enorme que tem pelos seus alunos.
E, como dizem e estando a lidar com seres em formação todo o cuidado é pouco e tudo o que fazem, fazendo-o com amor faz toda a diferença.
Não é por acaso que professores como estes marcam os alunos para toda a vida.
Eu tive felizmente alguns que me marcaram, muito especialmente dois que neste momento estão presentes no meu blog. Um, director da escola onde estudei e que homenageio com o último post, que chegou a ser meu amigo pela vida fora, casou-me, baptizou os meus filhos e cheguei até a ter casa de férias na sua aldeia em Sabugal e outro que foi meu professor de Português, exigente mas com uma capacidade de comunicação e formação fantástica, está também sempre representado no meu blog no canto superior direito.
Por todas estas razões e porque os professores podem ser considerados uns segundos pais é lamentável que alguns não tenham noção da importância da sua profissão.
A propósito disso transcrevo para aqui uma frase que se adequa e que está no último post do Dr. Júlio Machado Vaz:"... há quem viva com demasiada ligeireza a influência que teve... na vida de outros!" (in http://murcon.blogspot.com/).
Muitos beijinhos a todos os bons professores, um especial à minha sobrinha.
Beijinhos para si Paula e para o Nuno.

Carecaloira disse...

Amiga,

passo só para desejar bom Domingo e deixar uma beijoca.

Marina

P.S. Como é amanhã??

Teresa disse...

Ora bom dia!!!

Sentadinha na mesa desta esplanada... Pernoca jeitosa traçada... Leio o Menu... Já escolhi!!

Saia um post fresquinho aqui para a minha mesa, se "fáxabor"!!

Beijosssssssssssss :)

Teresa disse...

Boa noite!

Vim deixar um mimo!

♥♥♥♥♥

Albertina disse...

Olá Paula

Já voltei, li o último post e os comentários. Já tudo foi dito sobre os bons e os maus profissionais. Aqui lemos dois dos bons (os maus têm vergonha de escrever... :)).
Esperemos e rezemos que o Nuno encontre sempre gente desta no seu caminho.
E força, amiga!
Beijos

Albertina

To e Li disse...

Tadixa!!!
Não tem sofás, não faz mal, tens uma poltrona que é bem confortável,cá estou eu para te fazer companhia a ver a novela.
Beijinhos
Jokita para o Nuno

Carecaloira disse...

Amiga,

só uma beijoca cheia de sonito!!

Marina

Teresa disse...

Ai, tias!!

Cheguem-se para lá!! Também me quero colar a ver a novela!
agora que a Teresa revelou ao advogado que é a Beatriz, não perco pitadinha!
Ui... Que conforto a poltrona da Paula!

Tive uma ideia!!

Eu e a Linda vemos a novela! e a Paula vai fazer um post novo!! (cof...cof...cof...)

Beijossssssssssssss!!

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Branca disse...

Boa noite Paulinha,

As meninas andam muito divertidas por aqui.
Eu ando muito ocupadita com as férias, já disse para aí que chego muito tarde porque isto é muita canseira, dormir,passear e fazer o mínimo tem que se lhe diga,eheheh.
A minha sobrinha ainda não me ralhou, também não é hoje que faço o tal postezito que ela quer, vou primeiro visitá-la, que já vi hoje de tarde de passagem que há por lá anúncios de cozinhados, vou ver, vou ver...
Uma boa noite para ti e para o Nuno.
Beijocas.
Branca

Elisabete disse...

Olá Paula!

Na tua casa, não tens sofás (dizes tu), mas tens algo melhor... tens o teu colinho que é muito bom.

Os comentários que as duas Professores aqui deixaram, arrepiaram-me...deixaram-me sem palavras.
Eu trabalhei alguns anos como administrativa, numa Escola e sei do que falam.
Às vezes, para fazerem um simples requerimento, era necessário dar uma minuta de exemplo, porque alguns professores não são capazes de escrever meia dúzia de linhas tiradas da sua imaginação.
Isto para não falar na falta de sensibilidade no trato com os alunos.
Serve-nos de consolo, encontrarmos alguns (e ainda são bastantes) professores como a P. Isamonte e a nossa amiga anónima (Que penso saber quem é, hihihi).

Deixo um beijinho especial ao Nuno.

Para ti amiga, um xi-coração apertadinho.

Beijinhos


P.s. Mas que é isso?... a verem a novela juntinhas no sofá e não me chamaram?... eu que também não perco fascínios?... agora fiquei tristinha, olhem para mim :(

Anónimo disse...

Viemos inspeccionar, dada uma reclamação que entrou na nossa Repartição por parte de um ovo estrelado que não parava de bracejar, saltitar e que exigiu que viessemos fiscalizar se havia um novo post neste blog.

Dado que tal não sucedeu, de facto, lamentamos, mas terá uma grave multa.

Brevemente será contactada por esta entidade.

Atenciosamente.

ASAE

Anónimo disse...

Observação:

E a "Sôdona" Elisabete que pense em criar um blog. Andamos também a fazer fiscalização a comentadoras sem "poleiro" certo. Transcrevo, textualmente, as palavras da reclamação da queixosa.

Terá cerca de 3 dias para apresentar a documentação nas nossas instalações, já de escritura marcada e data de inauguração prevista.

Sem mais de momento.

Atenciosamente.

ASAE

Teresa disse...

Oh!!! Esteve aqui a ASAE???

hihiihihih

Anónimo disse...

Paula,do que eu li fiquei analisar
que és uma grande mãe e uma grande mulher, não desanimes que os filhos são a melhor riqueza do mundo,mantém essa força, porque os
filhos,são a continuação da nossa
alegria,e sei que tu o sentes do fundo do teu coração,muitos beijinhos p/ ti, Nuno e Jorge

Elisabete disse...

Passo para desfazer um erro meu, pois no comentário anterior enganei-me e referi-me a novela do Ovinho estrelado, como sendo "fascínios", quando era "A outra" e estava eu a fazer o meu jantar e a pensar em vocês, quando se fez luz e reparei no meu lapso.
Sabem o que faz isso?... é gostar das três novelas da TVI.

Ovinho Estrelado, ASAE?... agora deixou-me apreensiva!... bem, tenho de pensar no assunto.

beijinhos para todos

Albertina disse...

Xi! A coisa está feia...
A Asae por aqui e pela Branca? Isto deve ter sido uma denúncia de peso...
Ainda bem que não repararam em mim porque não faço a mínima ideia de como se faz um blog!!!
Bem, Paula, mas ordens são ordens: Faça-se o post!!!!

Adoro ovos estrelados!

Beijinhos

Albertna

Albertina disse...

Xi! A coisa está feia...
A Asae por aqui e pela Branca? Isto deve ter sido uma denúncia de peso...
Ainda bem que não repararam em mim porque não faço a mínima ideia de como se faz um blog!!!
Bem, Paula, mas ordens são ordens: Faça-se o post!!!!

Adoro ovos estrelados!

Beijinhos

Albertna

To e Li disse...

Paula!!!
Com a Asae não se brinca tu sabes disso, não trabalhasses tu numa empresa certificada.
Vá lá toca a fazer o post que eles não brincam em serviço.
Já agora sabes que a Asae tem de mostrar identificação?
Pergunta a eles se trazem os apetrechos necessários para a fiscalização...
Ai que se partiram os ovos...
Fiquei feliz por o Nuno gostar da minha casita, vou pensar nele sempre que lá colocar alguma coisa.
Já agora a minha novela é a Favorita,eheheheheh
Beijinhos
Jokita para o Nuno
Linda

Carecaloira disse...

Amiga,

já tens a tua foto no meu blog, agora é que eu vou receber paletes de visitas masculinas!!!hihi

Beijocas
Marina

Anónimo disse...

Olá Paula!:)

Bem deixa k te diga k a partir de hoje vais passar a ter mais uma visita assídua no teu blogue.

Paula pelo k li so posso ter a confirmação do k ja pensava Paula para mim a partir de hoje escreve-se com M grande, M de MÃE, M de MULHER, pois foi isso k aki vi uma grande mulher e uma grande mãe.

Paula espero k continuem sempre, tu e o Jorge a terem esta força toda, sigam sempre em frente, lutem contra tudo e contra todos , se for preciso, mas lutem sempre, sempre como têm feito até agora.

Achei optima esta ideia do blogue, e desde ja te digo k fico muito contente de poder saber mais sobre vocês, de poder ficar a conhecer, a vossa luta, a vossa determinação, as vossas dificuldades para k entendam o Nuno e lhe dêm um ambiente calmo e acolhedor para k ele se possa desenvolver em harmonia, como kualker criança ou adolescente necessita na sua vida escolar e social.


Paula e Jorge um grande bem haja para vocês, e espero k o futuro vos sorria muito, a vocês e ao Nuno.

Bem, por hoje é td, fico a aguardar k partilhes mais coisas connosco.

Beijocas da prima Lígia Pessoa

Albertina disse...

CONVITE

Depois de ameaças várias por parte da ASAE decidi abrir as portas da minha humilde casinha...
Inauguração no dia 20 de Agosto de 2008, com porto de honra e ovos estrelados.

Albertina

Branca disse...

Paula,

Espero que esteja tudo bem.
Venho deixar-te um grande beijinho a ti e ao Nuno e já agora ao pai do Nuno, que está na mesma luta.
Beijinhos para todos.
Da amiga Branca

Teresa disse...

Paula, li aqui no blog da vizinha que precisa que se lembrem de si nas orações.

Não parece... Mas eu sou uma beata de primeira mão. Ando sempre com Deus debaixo de olho.

Venha partilhar, desabafar, deixar um grito num post. Grite com o mundo neste espaço que só é lido por quem vos adora. Faz bem desabafar ao acaso.

Vão estar comigo e com a minha Santa Rita de Cássia, advogada dos impossíveis.

Um abraço com carinho. Muito carinho e muitas orações.

Carecaloira disse...

Amiga,

o quê que aconteceu??
Não te ligo porque já deves estar a dormir. Eu não vim aqui mais cedo porque adormeci quando fui deitar a Laura, é o que faz levantar-me de madrugada para ver os jogos olimpicos, na esperança de mais uma medalha!!!

Beijo grande
Marina

Branca disse...

Paula,

Tinha vindo deixar um beijinho, sentindo-te muito silenciosa...mas não imaginei que estivesses mal. Venho preocupada de casa da Marina.
Manda-me um e-mail se te apetecer escrever, fico à espera de notícias.
Tem fé que tudo vai correr bem, aflições com o filho imagino, mas tudo vai melhorar.
Sábado também tive uma grande aflição, mesmo com filhos muito crescidos e já passou.
Peço a Deus por vós.
Beijinhos.
Branca

Teresa disse...

Paula, beijinhos.

*****

paula machado disse...

olá amigas

obrigada pela vossa preocupação
agradeço-vos do coração

isto é só cansasso, falta de férias e o ser sózinha a fazer tudo em casa e quando o Nuno resolve fazer das dele nem sempre á paciênsia e então vem o desespero
a Careca-loira é que me tem aturado

mas o que vale é a nossa Fé e os nossos amigos,e ao outro dia é novo dia

obrigada voçês são umas grandes amigas

beijinhos do tamanho do Mundo

Albertina disse...

Paulinha

Que bom que já passou a "má onda"... A vida é mesmo assim - como os interruptores "umas vezes para baixo e outras para cima"...
Quero vê-la em cima, amiga! Senão quem me vai agarrar quando eu estiver em baixo? Vocês (amigos da net) têm sido o meu apoio...
Beijos e coragem...

Albertina

Carecaloira disse...

Pois, pois, o que tu querias era pendurar-te nas sardinhas da sogra vitaminas!!!
Amanhã cá te esperamos.

Beijocas, amiga

Branca disse...

Venho deixar um beijinho.
Uma boa noite para ti.
Branca

Teresa disse...

Bom diaaaaaaaaaaaaaaa! :)

Oh Paula do meu coração... Faz-me um favorzinho, faz??

Era um post novo, se "fáxabor"!

Ai a minha vida!!

Beijossssssss

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Elisabete disse...

Olá Paula!

Ainda bem que já estás melhor!
Passo para deixar um beijinho.

Sabes, com a ASAE não se brinca, e por isso meti mãos à obra...
quando tiveres um minutinho disponível clica em:
http://www.borasonhar.blogspot.com/


Beijinhos

E(Lisa)bete

Carecaloira disse...

amiga,

já estou a trocar os olhos.
Dorme bem e até amanhã.

Beijocas
Marina

sofia disse...

Olá viva
Espero não estar a trocar informações,mas penso que hoje vai ser finalmente o grande dia,PARABÊNS desejo que tenha saude por muitos mais anos !!!
Aproveite o dia da melhor maneira,hoje vai ser o primeiro dia dos 42?!Que seja uma continuação de dias felizes.

Até breve,muitos beijinhos
C.Sofia Tomás